Últimas Notícias

Dia das Crianças exige cuidados na compra e troca de presentes; veja orientações

Segundo o Procon-JP, os pais devem ficar atentos a faixa etária, origem, certificação do produto e política de troca das lojas para não passarem por problemas. Além disso, o selo do Inmetro é obrigatório nos brinquedos.
A proximidade do Dia das Crianças, comemorado no dia 12 deste mês, fez com que o Procon-JP divulgasse, nesta segunda-feira (3), recomendações para que os pais tenham cuidado na hora de comprar os presentes.Veja as orientações abaixo:


Segundo o Procon-JP, os pais devem ficar atentos a faixa etária, origem, certificação do produto e política de troca das lojas para não passarem por problemas. Além disso, o selo do Inmetro é obrigatório para garantir a segurança das crianças.

“Esse selo é indispensável para todo brinquedo comercializado no Brasil, nacional ou importado. A certificação, obrigatória para brinquedos destinados às crianças de até 14 anos, é a garantia de que eles foram aprovados em todos os testes que simulam situações do cotidiano”, afirmou o secretário do Procon-JP, Marcos Santos.

Outras medidas indicadas são: observar a indicação de faixa etária, pois o produto pode conter peças soltas ou móveis que são engolidas por crianças abaixo da idade recomendada e comprar brinquedos de lojas formais, já que produtos do comércio informal podem trazer riscos à segurança das crianças ou problemas em uma eventual troca.

Troca não é obrigação da loja

De acordo com o Procon-JP, o lojista não é obrigado a fazer a troca do produto, com exceção em casos de defeito ou vício, já que brinquedos e roupas são considerados produtos duráveis e, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), têm garantia de até 90 dias.

Porém, a troca em casos de problemas com o tamanho das roupas, cor ou modelo só serão obrigatórias caso conste a informação na nota fiscal do produto ou na etiqueta das peças. 

Da Redação
Com Portal Correio
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.