Últimas Notícias

Ceatox registra 1,2 mil picadas de animais peçonhentos em 2017

Verão aumenta riscos de acidentes com esses animais e coordenação do Ceatox alerta para cuidados.
O Centro de Assistência Toxicológica da Paraíba (Ceatox) registrou 1.132 casos de acidentes com escorpiões em João Pessoa e região metropolitana. Além disso, foram registrados 43 acidentes com cobras e 56 com aranhas.
Apesar do alto número de ocorrências, nenhuma morte foi registrada nos casos de picadas de cobras, aranhas ou escorpiões. Porém, o coordenador do Ceatox, Hemerson Ferreira, alerta a população para a época do verão, quando geralmente o número de casos de acidentes com animais peçonhentos aumenta.
“As chuvas de verão aliadas às altas temperaturas contribuem tanto para que esse animais procurem abrigo, como estimulam a proliferação pois é propício à reprodução”, disse o especialista.
Muitos aracnídeos e répteis utilizam os encanamentos para se deslocar, por esse motivo, é importante manter esses locais sempre bem higienizados. Além disso, os encanamentos contribuem para que, inclusive apartamentos, possam ser alvo dos animais. Hemerson Ferreira orientou a população sobre como se prevenir de acidentes.
“A melhor maneira de prevenir acidentes é evitar acúmulo de lixo em casa e também em ruas ou terrenos baldios, limpar sempre as caixas de gordura e tampar os ralos dos banheiros após o banho”, alertou.
Escorpiões
A principal espécie que habita na região de João Pessoa é Tityus Stigmurus, conhecido como escorpião amarelo, que tem uma linha escura do dorso e uma mancha verde em forma de triângulo na cabeça. O aracnídeo é um dos maiores responsáveis pelos acidentes pois tem facilidade de se reproduzir nas temperaturas mais quentes e também porque busca abrigo nas casas em períodos chuvosos.
A espécie se alimenta de baratas, por esse motivo, manter a casa limpa e livre de insetos também é uma forma de impedir a chegada dos escorpiões.
Como procurar ajuda?
O Ceatox orienta a população que quando forem picados por algum animal suspeito, encaminhe ao Hospital Universitário Lauro Wanderley, onde funciona o órgão, que é vinculado ao Departamento de Ciências Farmacêuticas do Centro de Ciência da Saúde,
Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira das 7h às 19h. Além disso, as pessoas pode entrar em contato com o Centro através dos fones 0800 722 6001 ou 3244-6688.
Da Redação
Com Portal Correio
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.