Últimas Notícias

Confira dicas para alimentação saudável durante o verão

Vigilância Sanitária está realizando ações educativas e inspeções em bares e restaurantes localizados nas praias da Capital.
No verão é comum uma maior exposição ao sol e ingestão de alimentos que não fazem parte da rotina, mas é preciso tomar alguns cuidados tanto com a pele, quanto com a alimentação para evitar problemas de saúde. A Secretaria de Saúde de João Pessoa (SMS) alerta os usuários para os cuidados com a alimentação nessa época.
A nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Lívia Thais, explica que uma alimentação equilibrada é fundamental para manter o bem estar durante a estação mais quente do ano. “Devemos aumentar o consumo de líquidos e alimentos ricos em água para que nosso corpo esteja sempre hidratado, uma vez que as altas temperaturas dessa época do ano fazem com que nosso organismo perca água com mais frequência”, explica.
A nutricionista alerta também para os cuidados com a ingestão dos alimentos que são vendidos nas praias e estão expostos ao sol, que favorece a proliferação de bactérias e fungos que podem contaminar e causar prejuízos ao consumidor. “Esses alimentos podem causar danos à saúde, pois geralmente são embalados, manipulados ou preparados de forma inadequada, e a ingestão deles, com possibilidades de contaminação dada a uma manipulação incorreta, pode causar infecções alimentares”, explica Lívia Thaís.
“Os churrasquinhos, por exemplo, devem estar acondicionados sob refrigeração e ser assado na presença do consumidor. Os salgados, como coxinhas, pasteis e empadas, só devem ser consumidos se estiverem à venda em estufa com temperatura adequada, nunca inferior a 60ºC, além disso, é preciso observar se o local onde os ambulantes estão instalados estão em boas condições de higiene. Observar também a higiene do manipulador de alimentos, se ele está usando bata, gorro ou touca e se os produtos expostos à venda estão protegidos contra insetos e poeira”, alerta a nutricionista da SMS.
A Vigilância Sanitária, junto a outros órgãos municipais, tem realizado, ao longo do mês de janeiro, ações educativas e inspeções em bares e restaurantes localizados nas praias da Capital. A Operação Verão tem como objetivo fiscalizar o atendimento que é oferecido, principalmente, nesta época de férias e verão, quando a orla paraibana recebe muitos turistas.
“Além das nossas fiscalizações é importante que o consumidor procure restaurantes que tenham licença sanitária para o funcionamento e atentem sempre para a limpeza e higienização do local”, alerta a chefe de fiscalização da Vigilância Sanitária, Ana Carla Fernandes.
Disque Denúncia
No caso do cliente perceber algum tipo de irregularidade em algum estabelecimento, pode entrar em contato com a Vigilância Sanitária através do Disque Denúncia pelo telefone 0800-281-4020 ou 3214-7922.
Atendimento
Em caso de infecção por algum alimento contaminado, o usuário pode ser atendido em uma das três Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de João Pessoa, que atendem casos de urgência e emergência 24h por dia, todos os dias da semana. As unidades ficam localizadas nos bairros de Manaíra (UPA Oceania), Valentina Figueiredo (UPA Célio Pires de Sá) e Cruz das Armas (UPA Augusto Almeida Filho).
Vigilância
A Gerência de Vigilância Sanitária (GVS) é responsável por ações que eliminem, diminuam ou previnam riscos à saúde e que intervenham em problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.
Essas ações garantem que os produtos, assim como serviços prestados, tenham um nível de qualidade que elimine ou minimize a possibilidade de ocorrência de efeitos nocivos à saúde, provocados pelo consumo de bens e da prestação de serviços impróprios.
Da Redação
Com Portal Correio
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.