Últimas Notícias

HISTÓRICO: Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires realiza primeira cirurgia em crianças cardiopatas

O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires realizou, na manhã da última quinta-feira (26), a primeira cirurgia em duas crianças diagnosticadas com cardiopatias congênitas, detectadas pela Rede Pediátrica da Paraíba. Karen da Silva Gouveia, de dois anos, e Enzo Gabriel Ponciano, de um ano de idade, se submeteram aos procedimentos cirúrgicos para correção das patologias cardíacas Persistência do Canal Arterial (PCA), que necessitava de uma ligadura; e Comunicação Intraverticular (CIV).
“No rol das cirurgias cardíacas, a PCA tem gravidade menor que a CVI, mas todas são cirurgias com gravidade”, explicou o diretor-técnico do Hospital Dom José Maria Pires, Ademir Jacob, ressaltando que o sucesso desse tipo de procedimento cirúrgico gira em torno de 95%.
O governador Ricardo Coutinho visitou as duas crianças e destacou os avanços na Rede Pública de Saúde e a alegria de participar do momento histórico para o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, inaugurado pelo Governo do Estado no dia 4 deste mês. “O dia 26 de abril é histórico para o Hospital Metropolitano, dia de começar a fazer muitos pais de família extremamente felizes. Eu tive uma oportunidade de ouro ao presenciar a alegria do pai de Karen, a primeira criança cirurgiada. O sentimento é o melhor possível, sobretudo quando se percebe que serviços públicos básicos estão sendo negados à população brasileira, e aqui na Paraíba estamos ampliando”, afirmou.
“Nós sonhamos muito com esse hospital. No Brasil, nos últimos dez anos, não há ninguém que construiu uma unidade hospitalar de cardiologia e neurologia de altíssima complexidade, com um custo de manutenção muito alto, mas para o Governo que eu represento era uma questão de honra entregar um equipamento desse porte à população paraibana”, ressaltou o governador Ricardo Coutinho.
A diretora-geral do Hospital Dom José Maria Pires, Roberta Abath, destacou a importância da Rede de Cardiologia Pediátrica neste momento histórico. “Essas crianças foram detectadas com malformações cardíacas congênitas, que precisam de correções cirúrgicas, depois de todo o acompanhamento e realização de exames. É uma alegria muito grande saber que a Paraíba tem condições de oferecer esse tipo de cirurgia”, afirmou, lembrando todo o suporte necessário disponibilizado pelo Hospital Dom José Maria Pires.
O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Gervásio Maia, também participou da visita às crianças cirurgiadas. “É uma enorme satisfação em ver esse momento da Paraíba, perceber a assistência que essas famílias estão recebendo do Governo do Estado em um momento tão difícil para elas, principalmente quando você liga a televisão e vê o drama enfrentado por outros estados, alguns mais ricos que a Paraíba”, comentou.
Emoção dos pais – A professora Rosenilda Gouveia, de Taperoá, Cariri paraibano, descobriu a cardiopatia da filha, a pequena Karen, de dois anos, em outubro do ano passado. Ela não esperava que a solução chegasse em tão pouco tempo. “Surgiu uma febre em Karen acompanhada de uma infecção urinária. Após alguns exames, chegamos ao diagnóstico da cardiopatia. Foi um momento muito difícil na nossa família, e não esperávamos que, em tão pouco tempo, teríamos essa vitória”, afirmou confiante. “Esse hospital foi uma grande porta aberta, e não tenho dúvidas de que tudo vai dar certo”, acrescentou.
A costureira Maria de Lourdes Soares da Silva, de Itapororoca, no Vale do Mamanguape, descobriu a cardiopatia do Enzo após adotar a criança de uma prima. “Ele estava muito magrinho, e então decidi levá-lo ao médico do Programa de Saúde da Família. De lá, fui encaminhada para o Hospital Arlinda Marques”, contou. “Estou confiante e sinto muita felicidade de encontrar aqui a solução para o problema do meu filho”, declarou, agradecendo o tratamento humanizado que recebeu da equipe hospitalar.
Da Redação
Com Assessoria
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.