Últimas Notícias

Oxigenoterapia melhora condições de vida de pacientes em Santa Rita

Em Santa Rita, pessoas com doenças pulmonares que necessitam de complementação de oxigênio recebem assistência que garante melhoria na qualidade de vida e até mesmo a sobrevivência. Atualmente, a Secretaria de Saúde do município disponibiliza a oxigenoterapia para nove pacientes domiciliares, de diferentes faixas etárias.
Através de equipamentos, que vão de cilindro a concentrador, esses usuários com baixos níveis de oxigênio no sangue arterial recebem a suplementação e conseguem voltar a respirar de forma satisfatória. Sem os aparelhos que auxiliam na respiração, os pacientes não poderiam morar em suas residências e precisariam estar internados em unidades hospitalares para sobreviver.
A coordenadora de Oxigenoterapia Domiciliar da Prefeitura de Santa Rita, Claudiane Marreiro, explica que os pacientes atendidos pela Prefeitura são pessoas carentes e que não teriam condições de alugar o equipamento, que tem alto custo de manutenção.
É o caso de Oswaldo Francisco, que tem 84 anos e enfrenta problema pulmonar. Depois de crises frequentes de falta de ar, ele piorou nos últimos meses, passando por algumas internações em unidades hospitalares. Foi quando o médico informou à família que o paciente realmente precisava da complementação do oxigênio para sobreviver.
“Procuramos a Secretaria de Saúde de Santa Rita, que nos atendeu e nos fornece o oxigênio para ele poder estar vivo, e em casa. É um tratamento caro, que nem sempre é fornecido pelo poder público, e a gente não teria nenhuma condição de sustentar”, explicou Maurina Francisca, esposa do paciente, ressaltando que a assistência está permitindo a sobrevivência e a melhoria da qualidade de vida do marido.
Da Redação
Com Parlamento PB
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.