Últimas Notícias

Secretaria de Saúde de João Pessoa abre salas de vacinação para Campanha contra Gripe

As Unidades de Saúde da Família (USF) irão funcionar no período das 8h às 12h, atendendo à população que integra os grupos prioritários.
A Secretaria de Saúde de João Pessoa (SMS), abre neste sábado (16), todas as salas de vacinas, com o intuito de ampliar a assistência aos usuários da rede municipal de saúde, no último dia da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. 
As Unidades de Saúde da Família (USF) irão funcionar no período das 8h às 12h, atendendo à população que integra os grupos prioritários.
A campanha de vacinação contra a gripe teve início no dia 23 de abril, com a meta de imunizar 176 mil pessoas na Capital, o que corresponde a 90% da população considerada grupo de risco. 
“A abertura dos serviços no final de semana é um esforço das equipes para imunizar o maior número de pessoas possível. A vacina é a medida mais eficaz para evitar a doença e garante proteção às pessoas com mais risco de desenvolverem a forma grave da doença”, explicou coordenador de Imunização da SMS, Fernando Virgolino.
Compõem o público-alvo da campanha: idosos a partir de 60 anos, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e integrantes do sistema prisional. Para ser vacinado, é preciso comprovar que está inserido em um dos grupos.
A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (Influenza A/H1N1; Influenza A/H3N2 e Influenza B). 
A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS. Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

Segundo a Gerência de Vigilância Epidemiológica (Viep) da SMS, este ano já foram notificados 326 casos de síndromes gripais em João Pessoa. Destes, 15 casos foram confirmados como Influenza A e um caso confirmado como infecção pelo metapneumovírus humano, que causa infecções das vias respiratórias superiores.
O coordenador de Imunização da SMS destaca que a vacinação é a melhor forma de fortalecer a prevenção das doenças imunopreviníveis, evitando as internações e mortalidade ocasionadas pelo vírus da Influenza. “É muito importante tomar a vacina anualmente porque há mudança no vírus da gripe que está em circulação no período”, afirmou.
Da Redação
Com Click PB
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.