Últimas Notícias

Candidatos apresentam novas propostas durante debate na TV; confira

Ainda sobre o debate promovido pela TV Arapuã, o PB Agora traz novas propostas apresentadas pelos candidatos que pretendem assumir os destinos da Paraíba a partir de 1º de janeiro de 2019. João Azevedo (PSB), Lucélio Cartaxo (PSB); José Maranhão (MDB) e Tárcio Teixeira (PROS), estiveram frente a frente no primeiro debate entre os postulantes ao Palácio da Redenção.
O candidato do governador Ricardo Coutinho, João Azevedo (PSB), prometeu construir o  terceiro eixo norte da transposição, que será construído na localidade.
– Essa ação é extremamente importante. Teríamos a quantidade de água para a cidade consumir, oferecendo segurança hídrica no vale do pianço. Essa é a última área para ser colocado o projeto, para que possamos garantir e levar água para todas as cidades do estado. A paraíba recuperou a capacidade de investir com recursos próprio, o que não havia antes. Se o governo Temer não fizer o terceiro eixo norte, nós o faremos com recursos próprios – salientou.
João Azevedo, também falou sobre programas de segurança hídrica para o semi-árido e defendeu um olhar diferenciado para a região. Ele garantiu realizar obras caso seja eleito.
O candidato das oposições pelo PV, Lucélio Cartaxo falou sobre suas propostas para melhorar e tornar mais eficiente a transparência pública na administração estadual. E ponderou que a transparência com os gastos públicos é uma exigência da sociedade e dever de todo gestor público.
Ainda falando sobre o tema, Lucélio destacou que, se eleito, pretende estender para a gestão estadual as ações exitosas realizadas por seu irmão, Luciano Cartaxo (PV), na Prefeitura de João Pessoa que, segundo ele, foi considerada recentemente a capital mais transparente do país.
 É fundamental que a gente possa levar isso para o Estado, porque é uma exigência da população, para que ela possa saber para onde está indo cada centavo do recurso público – frisou o candidato, ao lamentar o dado que, segundo ele, aponta a Paraíba como último estado do Nordeste no ranking da transparência pública.
Debatendo o tema com Lucélio, o candidato do PSOL, Tárcio Teixeira, afirmou que a sua proposta é reforçar os índices de transparência em todas as secretarias da gestão estadual, evitando que os serviços públicos sirvam “como instrumento político”.
– A moralização do serviço público é fundamental – pontuou o candidato do PSOL, ao salientar que a melhoria da transparência pública também está vinculada a elaboração de um orçamento claro e que conte com a participação popular.
Ao confrontar o senador José Maranhão, Tárcio defendeu a mobilidade urbana e fez duras críticas ao apoio de Maranhão ao presidente da República Michel Temer. Segundo Tárcio, Maranhão tem sido ‘amigo de Temer e inimigo do povo’.  Ele também relembrou reforma trabalhista e pediu coerência do senador com os trabalhadores.
Com o candidato Lucélio Cartaxo (PV), Tárcio levantou temas como insegurança pública, qualidade no transporte público e desemprego.  O socialista também defendeu a transparência administrativa como necessidade e projeto para sua gestão.  Ainda ao debater com Lucélio, Tárcio alfinetou o irmão do prefeito de João Pessoa. “Eu sei que o senhor é gêmeo, mas não é prefeito de João Pessoa”, disse.
Com João Azevêdo o socialista questionou salário dos policiais e resoluções para saúde pública. “Em nosso Governo vamos pensar em Segurança Pública que cuide das pessoas, não só que tenha carro. Não vamos só levantar paredes, mas vamos pensar nos profissionais. Vamos tirar os trabalhadores desse pior lugar que estão hoje”.
O candidato do MDB ao governo do estado, José Maranhão, destacou a importância das escolas técnicas na Paraíba.
Maranhão disse que o modelo de ensino no Brasil é equivocado e não prepara o aluno do ensino médio para o mercado de trabalho.
– É preciso corrigir esse problema na educação nacional. No governo, caso eleito, vamos manter o que está correto e corrigir o que estiver errado, mas sobre a educação técnica profissional implementada no governo atual, estamos em pleno acordo e acho importante que se tenha escolas técnicas nesse país – disse.
Durante o debate, o senador José Maranhão (MDB) citou sua história como governador da Paraíba e levantou a necessidade de projetos como obras na BR-230, geração de emprego, saúde e Educação.
Maranhão não fugiu dos embates e alfinetou adversários. Por diversas vezes, o emedebista chamou Lucélio de Luciano e durante o debate, acusou o candidato do PV de copiar sua ideia sobre construção de Hospital de Trauma no Sertão. “Era melhor que o senhor fosse mais modesto e dissesse que estava solidário com meu projeto”, pontuou.

Da Redação
Com PB Agora
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.