Últimas Notícias

Corte sul-coreana aumenta pena de ex-presidente para 25 anos

ex-presidente da Coreia do Sul Park Geun-hye, já condenada em primeira instância a 24 anos de prisão, teve sua pena aumentada para 25 anos pela Suprema Corte de Seul, informou nesta sexta-feira (24) a agência de notícias "Yonhap". 

Em abril, a ex-mandatária foi considerada culpada em 16 das 18 acusações de abuso de poder, suborno e coerção no caso "Rasputina". Além disso, Park foi multada em US$ 17 milhões, sanção que foi aumentada para US$ 18 milhões pela Suprema Corte de Seul.   
A ex-chefe de Estado não compareceu ao julgamento desta sexta e não se apresenta aos juízes desde outubro passado, quando um tribunal decidiu prolongar sua prisão preventiva. A sul-coreana se defende afirmando que todo o processo que a envolve é parcial e motivado politicamente.   
Desta vez, ao contrário do julgamento em primeira instância, em abril, a leitura da sentença não foi transmitida ao vivo pela TV. Além disso, o ex-assessor de Park teve sua pena diminuída de seis para cinco anos de reclusão.   
Rasputina - O caso, conhecido como "Rasputina", foi responsável pelo afastamento de Park da Presidência, em janeiro de 2017. Ela e sua amiga Choi Soon-sil, denominada "Rasputina", criaram um esquema para extorquir dinheiro de grandes empresas do país, como Hyundai e Samsung.   
Com o escândalo, Park se tornou a primeira líder eleita democraticamente na Coreia do Sul a ser removida do cargo, quando a Corte Constitucional ordenou seu impeachment. (ANSA)
Da Redação
Com Informativo em Foco
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.