Últimas Notícias

Senai inicia matrículas para cursos gratuitos na área de calçados

Cursos oferecidos são desenhista de calçados, confeccionador de calçados, líder de produção e modelista de calçados.
O mercado brasileiro de calçados tem apresentado em 2018 um aumento significativo na produção e faturamento. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados – Abicalçados, a produção em 2018 terá um incremento entre 0,4% e 3,5%, podendo chegar a um número entre 912,5 milhões e 940,7 milhões de pares. Os fabricantes do Brasil vão apresentar uma expansão de 4,5% a 6,6% no faturamento em 2018, em comparação com o ano passado, atingindo um valor entre R$ 22,62 bilhões e R$ 23,08 bilhões. Buscando capacitar mão de obra qualificada para o setor, o Instituto Senai de Tecnologia do Couro e Calçado, em Campina Grande, está com matrículas abertas para quatro cursos gratuitos na área de calçados. Os cursos oferecidos são desenhista de calçados, com carga horária de 120 horas, confeccionador de calçados, com 160 horas, líder de produção, 160 horas, e modelista de calçados, com 160 horas.
O curso de desenhista de calçados acontecerá de 3 de setembro  a 7 de novembro deste ano, nos turnos manhã e tarde, e dispõe de 40 vagas. Podem se inscrever candidatos que tenham ensino médio completo. Durante as aulas os participantes estudarão as etapas de concepção e produção de calçados, com o estudo de materiais e técnicas, desde o conhecimento das ferramentas, representações gráficas, até o processo criativo e desenvolvimento de projetos, proporcionando elementos essenciais para o desenvolvimento de uma coleção autoral, além de fazer a análise crítica de materiais usados na confecção, avaliando fatores de ergonomia e componentes dos calçados, além do aprimoramento técnico e estético do produto.
Já o de confeccionador de calçados será de 1º de outubro a 28 de novembro deste ano, no turno da tarde, e terá 20 vagas. Os interessados em se inscrever também devem ter o ensino médio completo. A proposta do curso é oferecer aos alunos um conhecimento em relação ao processo produtivo dos calçados, desenvolvendo a capacidade de execução das operações de corte, preparação, costura, montagem e acabamento, utilizando ferramentas e equipamentos específicos de acordo com as necessidades e aplicações, estimulando as habilidades pessoais e profissionais, atitudes empreendedoras, respeitando os princípios e normas ambientais e de segurança no trabalho.
O curso líder de produção acontecerá no período de 3 de setembro a 22 de dezembro de 2018, nos turnos manhã e tarde, e dispõe de 40 vagas. A proposta é formar profissionais com habilidades e competências para coordenar as atividades da área industrial, relacionadas ao planejamento e controle de produção, manutenção, controle de qualidade e fabricação, bem como acompanhar a execução dos programas de produção, analisando e recomendando o desenvolvimento de técnicas, equipamentos e dispositivos que visam melhor desempenho, qualidade e custos dos produtos fabricados.
O de modelista de calçados será  de 1º de outubro a 30 de novembro, também nos turnos manhã e tarde, contando com 40 vagas. Para participar os candidatos deverão conhecer o processo produtivo do calçado. O curso é direcionado a inserir a qualificação profissional nos conhecimentos, habilidades e atitudes em modelagem de calçados, abordando os principais conceitos por meio de etapas teóricas e práticas que comandam a execução das diferentes atividades que compõem o produto, de acordo com a demanda da indústria, respeitando procedimentos de saúde e segurança, qualidade e meio ambiente.
Para se matricular nos cursos, os interessados devem procurar o IST Couro e Calçados que fica localizado na Rua Luís Mota, 200, no bairro de Bodocongó, na Zona Oeste de Campina Grande, de segunda a sexta-feira, munidos de cópias do RG, CPF, comprovante de residência e de escolaridade e uma foto 3×4. Informações adicionais podem ser obtidas através dos telefones: (83) 3182-5512/5511.
Da Redação
Com Portal Correio
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.