Últimas Notícias

Pacientes reclamam de transporte e Secretaria de Saúde tem 10 dias para resolver problemas

O transporte passou a ser feito por uma única van, com defeito no ar-condicionado e a maçaneta da porta quebrados e o veículo quebra com frequência, atrasando ainda mais os tratamentos.
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) deu prazo de 10 dias úteis para que a Secretaria Municipal de Saúde de Bayeux resolva os problemas do transporte dos pacientes renais. A intervenção é para evitar o prejuízo às pessoas que precisam se deslocar a serviços de tratamento com hemodiálise em João Pessoa.
O MPPB sugeriu que a Secretaria Municipal disponibilize mais um veículo ou organize melhor os horários do transporte dos pacientes para evitar o deslocamento demorado, que vem prejudicando a saúde dos usuários, após os procedimentos médicos.
O prazo foi definido pelo Ministério Público estadual, em audiência na manhã desta terça-feira (4), na Promotoria de Justiça de Saúde, com representantes da secretaria e de pacientes renais. As medidas adotadas deverão ser comunicadas à promotoria.
Cerca de 40 pessoas de vários bairros de Bayeux precisam se deslocar a diferentes estabelecimentos de saúde, na Capital, para fazer hemodiálise. As sessões acontecem de segunda a sábado, em três turnos, sendo que o primeiro turno começa às 6h e o último, às 20h.
Representantes dos pacientes renais disseram que a prefeitura disponibilizava dois veículos para fazer esse transporte. Um veículo transportava os pacientes que vivem na parte alta da cidade e o outro, os pacientes que vivem na parte baixa do município. No entanto, desde junho deste ano, o transporte passou a ser feito por uma única van, com defeito no ar-condicionado e a maçaneta da porta quebrados. Eles disseram ainda que o veículo quebra com frequência, atrasando ainda mais os tratamentos.
A promotora de Justiça Fabiana Lobo explicou que vários usuários disseram que a mudança gerou uma série de transtornos e que muitos pacientes chegam a passar mal durante o trajeto, o qual ficou mais demorado.
Os representantes da Secretaria Municipal de Saúde informaram que, recentemente, foi realizada licitação e que será entregue uma nova van em boas condições para fazer o transporte desses usuários. No entanto, comunicou à promotoria que um único veículo será destinado ao transporte dos pacientes renais, haja vista que a secretaria possui muitas demandas e a colocação de mais um veículo para hemodiálise ocasionaria mais custos, inclusive com motoristas.
Da Redação
Com Click PB
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.