Últimas Notícias

Paraíba terá 52 mil mesários, afirma e coordenadora da Cenatel

A Justiça Eleitoral concluiu a convocação dos mesários que vão atuar nas eleições deste ano nos 223 municípios paraibanos. A expectativa é que mais de 52 mil pessoas se apresentem para trabalhar nas 9,9 seções eleitorais. De acordo com Alice Mesquita Targino Coelho, chefe da 70ª Zona Eleitoral e coordenadora da Cenatel (Central de Atendimento ao Eleitoral), só em João Pessoa houve a convocação de mais de 5.200 pessoas para atuar na função. Esse pessoal está passando por treinamento, que acontece no Fórum Eleitoral de João Pessoa, e tem por objetivo habilitar o mesário a trabalhar com segurança e efetividade no dia do pleito.
“Toda a parte teórica dos procedimentos é repassada, assim como a prática na urna eletrônica”, explicou Alice Mesquita que também responsável pelo treinamento. Na capital, o treinamento terá a duração de oito dias, com carga horária de quatro horas para cada turma, do pessoal convocado para atuar como mesários atuam nas cinco Zonas Eleitorais da Capital (1ª, 64ª, 70ª, 76ª e 77ª). O número exato de mesários só deve ser oficializado após o 1º turno das eleições, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Para ser mesário, o eleitor precisa completar 18 anos até o 1º turno das eleições e tem de estar em dia com a Justiça Federal. Os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) estimulam que os eleitores se voluntariem para a atividade pelo programa “Mesário Voluntário”. Candidatos e os respectivos parentes não podem ser mesários. Neste ano, os mesários foram convocados até 8 de agosto.

Da Redação
Com PB Agora
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.