Últimas Notícias

Trauma realiza ações alusivas a campanha de prevenção ao suicídio

As ações alusivas ao Setembro Amarelo tiveram continuidade na manhã da última terça-feira (11), no heliponto do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, com a realização de um abraço simbólico visando sensibilizar a comunidade hospitalar e a sociedade civil sobre a questão do combate ao suicídio. O ato foi proposto pelo setor de psicologia e realizado por funcionários e acompanhantes da unidade de saúde.
O diretor administrativo da instituição, Sidney Schmid, ressaltou a importância da ação. “Gostaria de aproveitar a oportunidade e parabenizar a psicologia por abraçar a causa quebrando preconceitos e até medos sobre o assunto. A sociedade deve quebrar os tabus e falar sobre o suicídio abertamente, afinal de contas é um problema de saúde pública, e a omissão sobre o assunto só piora o problema.”, destacou.
A coordenadora da psicologia, Anne Micheli Paiva, observa que devemos ficar atentos, pois a doença é silenciosa e pode ser fatal. “Os casos de suicídio vêm aumentando e a depressão é a grande responsável por essas mortes. Por esse motivo, temos que informar e esclarecer a maior quantidade de dúvidas sobre o assunto, pois, só assim, vamos conseguir salvar o maior número de pessoas e formar multiplicadores no projeto que desenvolvemos no Hospital de Trauma ‘Ressignificando Vidas’”, explicou.
O setor de estatísticas constatou que nos primeiros oito meses de 2018 deram entrada na instituição 127 pessoas que tentaram suicídio, um aumento de 27%, no número de ocorrências em comparação ao mesmo período de 2017, quando deram entrada 99. As principais causas que levaram os pacientes a tentarem contra a própria vida são distúrbios psicológicos, conflitos familiares e conjugais, além do desemprego e depressão.
Setembro Amarelo - O mês de setembro foi escolhido pelo fato de no dia 10 ser o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A data foi estipulada em 2014, por meio de uma iniciativa do Centro de Valorização à Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Atualmente, o suicídio é a segunda principal causa de morte de jovens entre 15 e 29 anos, e a falta de cuidados com a saúde mental está associada a praticamente 100% dos casos.

Da Redação
Com Secom
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.