Últimas Notícias

Afastados do trabalho por doença podem ter benefício

Lei garante que o funcionário fique afastado da empresa em que trabalha por 15 dias sem precisar acionar o INSS.
O profissional que sofreu algum acidente que o impede de ir trabalhar pode recorrer ao  Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para não ficar desamparado financeiramente.
A lei garante que o funcionário fique afastado da empresa em que trabalha por 15 dias sem precisar acionar o INSS. Se a licença for maior do que essa, é preciso entrar com os documentos para conseguir o auxílio-doença.

Os pré-requisitos para solicitar o auxílio-doença são:

• Cumprir carência de 12 contribuições mensais;
• Ser segurado no INSS;
• Apresentar a perícia médica que comprove a incapacidade temporária para o trabalho;
• Para os funcionários de empresas, estar afastado do trabalho por mais de 15 dias, corridos ou intercalados no período de 60 dias por causa da mesma doença.
O valor do auxílio-doença varia de acordo com o salário de contribuição do requerente.

Perícia médica

Este é o primeiro passo para solicitar o auxílio-doença. O trabalhador deve agendar um dia e horário para comparecer à perícia e ser avaliado pelos profissionais do INSS.
Caso o trabalhador não consigo ir ao local da perícia no local e dia marcado, ele só poderá remarcar a data uma vez até três dias antes do agendamento inicial. Embora o laudo médico seja importante, o que definirá se o segurado vai receber o auxílio é o resultado da perícia do INSS.

Documentos necessários para pedir o auxílio

• Documento oficial com foto;
• CPF;
• Carteira de trabalho e outros documentos que comprovem as contribuições com o INSS;
• Documentos médicos para serem analisados pela perícia, como atestados, exames e relatórios;
• Declaração carimbada e assinada pelo empregador informando o último dia trabalhado;
• Comunicar o acidente de trabalho, se for o caso.
Os segurados que tiverem dúvidas a respeito do benefício podem entrar em contato com o INSS pelo telefone 135 (Central de Atendimento) das 7h às 22h.

Da Redação
Com Giuliana Saringer, do R7
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.