Últimas Notícias

O PIB do 3º trimestre de 2018 pode surpreender, positivamente, é claro! – Por Werton Oliveira

A expectativa de crescimento da economia brasileira pode não ser das melhores para 2018, mas o resultado pode surpreender. Boa parte dos analistas de mercado e órgãos oficiais estima um Produto Interno Bruto (PIB) na ordem de 1,4% para este ano, porém, muitos dados setoriais que estão sendo divulgados pelos institutos de pesquisas nos últimos meses apontam para uma melhora neste quadro, principalmente os verificados em agosto.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, no dia 11 de outubro, a Pesquisa Mensal do Comércio para o referido mês, mostrando um crescimento de 1,3% no indicador. Se comparar esse resultado com o mesmo período em 2017, é possível enxergar um avanço de mais de 4%, revelando uma melhora na atividade econômica neste ano.
Outro índice divulgado pelo mesmo órgão de pesquisa, que alcançou um ótimo resultado em agosto, foi a Pesquisa Mensal de Serviços, com crescimento de 1,2% frente a julho. Esse dado mostra um aquecimento setorial importante, já que o setor de serviço representa o maior peso no cálculo do PIB do país, com mais de 70% de representatividade, podendo impactar positivamente o produto nacional.
Se olharmos também para os resultados do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), que é considerado a “prévia do PIB”, é que temos mais certeza de que o resultado trimestral do PIB pode melhorar. Como pode ser visto no gráfico abaixo, de janeiro de 2017 até o momento, o número índice do IBC-Br apresenta uma trajetória nítida de alta, crescendo quase 0,5% só em agosto, bem acima das expectativas do mercado, mostrando uma retomada no crescimento.
Diante desses três bons resultados para o mês de agosto, é possível que o PIB do 3º trimestre reflita esse cenário positivo e alcance um valor acima do esperado. Se não tivermos nenhuma mudança repentina nos indicadores de setembro, podemos esperar por dias melhores no desempenho da economia brasileira.

Da Redação
Com  Portal Ekonomy
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.