Últimas Notícias

Relembre perfil dos candidatos ao Senado da Paraíba

Sete candidatos ao Senado disputam a preferência do paraibano nas eleições deste ano no estado.
Sete candidatos ao Senado disputam a preferência do paraibano nas eleições deste ano no estado. De acordo com a legislação eleitoral, o eleitor poderá votar até em dois candidatos para garantir a renovação de 2/3 da atual bancada de senadores.
Disputam a representação da Paraíba no Senado, Cássio Cunha Lima (PSDB), Daniella Ribeiro (PP), Luiz Couto (PT), Nelson Júnior (PSOL), Nivaldo Mangueira (PSOL), Roberto Paulino (MDB) e Veneziano Vital do Rêgo (PSB).
Já para o Palácio da Redenção, cinco estão na disputa. Apenas o senador José Maranhão já passou pelo cargo.
Confira o perfil dos candidatos a deputados estaduais e federais, acessando este link.

Cássio Cunha Lima (PSDB)

Candidato à reeleição, Cássio Cunha Lima tenta o seu segundo mandato no Senado. O tucano começou sua trajetória política como prefeito de Campina Grande, para depois assumir mandato como deputado federal e governador da Paraíba. Em 2014, Cássio tentou o terceiro mandato de governador. Ele venceu o 1º turno das eleições, mas acabou derrotado no 2º turno pelo atual governador Ricardo Coutinho (PSB).
Ele integra a coligação do candidato a governador Lucélio Cartaxo (PV) e tem Daniella Ribeiro (PP) como companheira de chapa.

Daniella Ribeiro (PP)

Deputada pelo 2º mandato na Assembleia Legislativa, Daniella disputa o Senado pela primeira vez. A progressista iniciou sua carreira como vereadora de Campina Grande, e já figurou como candidata a vice-prefeita na chapa de Rômulo Gouveia, nas eleições de 2004 na Rainha da Borborema.
Em 2014, Daniella foi a 2ª candidata a deputada estadual mais votada da Paraíba. Ela integra a coligação do candidato a governador Lucélio Cartaxo (PV) e tem Cássio Cunha Lima (PSDB) como companheiro de chapa.

Luiz Couto (PT)

Candidato do PT, Luiz Couto desistiu de tentar o quarto mandato na Câmara Federal para disputar o Senado da República pela quarta vez. Couto iniciou sua trajetória política como deputado estadual na Assembleia Legislativa. Ele também já disputou a cadeira de prefeito de João Pessoa nas eleições de 2000. À época, ele foi derrotado em 1º turno para o então prefeito Cícero Lucena.
Luiz Couto integra a coligação do candidato a governador João Azevêdo (PSB) e tem Veneziano Vital do Rêgo (PSB) como companheiro de chapa.

Nelson Júnior (PSOL)

Candidato do PSOL, Nelson Júnior iniciou sua carreira política ainda na adolescência como diretor do Grêmio do Lyceu Paraibano. Já foi filiado ao PT por mais de 10 anos, e durante sua militância no PSOL já chegou ao cargo de presidente estadual do partido. Em 2010 concorreu ao cargo de Governador da Paraíba, terminando as eleições derrotado com 12.400 votos. Nas eleições de 2014, ele concorreu para o Senado, e em 2016 tentou uma vaga para a Câmara de João Pessoa, quando obteve 378 votos.
Ele integra a coligação do candidato a governador Tárcio Teixeira (PSOL) e tem Nivaldo Mangueira (PSOL) como companheiro de chapa.

Nivaldo Mangueira (PSOL)

Nivaldo Mangueira disputa o Senado pela primeira vez, mas já concorreu em outros pleitos na Paraíba e no Rio Grande do Norte, como candidato a vereador, deputado estadual e deputado federal.
Nivaldo integra a coligação do candidato a governador Tárcio Teixeira (PSOL) e tem Nelson Júnior (PSOL) como companheiro de chapa.

Roberto Paulino (MDB)

Roberto Paulino disputa este ano sua primeira eleição como candidato ao Senado na Paraíba. O emedebista iniciou sua trajetória como prefeito de Guarabira, no Brejo paraibano. Também já exerceu mandato de deputado estadual, deputado estadual, vice-governador e governador do Estado.
Em 2002, disputou a eleição para governador contra o então candidato da oposição, Cássio Cunha Lima, mas acabou derrotado no 2º turno do pleito.
Roberto Paulino é o único candidato de sua coligação, que tem o senador José Maranhão (MDB) como postulante ao Palácio da Redenção.

Veneziano Vital do Rêgo (PSB)

Atual deputado federal, Veneziano iniciou sua trajetória política como vereador de Campina Grande. Após passagem pela Câmara Municipal, chegou à prefeitura da cidade em 2004 disputando a eleição contra o então presidente da Assembleia Legislativa, Rômulo Gouveia. Em 2008, venceu a reeleição. Após ter o nome ventilado para a disputa pelo governo do Estado em 2010, o socialista decidiu cumprir todo o mandato de prefeito e, em 2014, concorreu como à Câmara dos Deputados.
Em 2016, foi derrotado pelo atual prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, na disputa pela prefeitura da Rainha da Borborema. À época, o tucano obteve 62,85% conta 24,34% de Veneziano.
Veneziano integra a coligação do candidato a governador João Azevêdo (PSB) e tem Luiz Couto (PT) como companheiro de chapa.
Da Redação
Com Portal Correio
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.