Últimas Notícias

Gervásio rebate Barbosa sobre ‘PEC da Eleição’: “Não foi arquivada”


Ainda na pauta do dia’, essa parece ser a definição da PEC que trata do fim da reeleição da Mesa Diretora da ALPB e proíbe a eleição casada– para os dois biênios. Ontem, o presidente Gervásio Maia desmentiu que tivesse arquivado a matéria, como afirmaram parlamentares contrários à anulação da votação do projeto.
“Apenas anulamos uma fase de tramitação da PEC que foi questionada por três deputados [Jeová Campos, Hervázio Bezerra e Estela Bezerra]”, explicou o socialista. O recurso em questão, que apontava para atropelos ao Regimento Interno da Casa no processo de tramitação da PEC, foi acatado pela procuradoria jurídica da Casa, o que provocou a decisão do presidente em anular a votação que aprovou a proposição. “Anulamos e devolvemos à fase anterior”, disse, confirmando que a PEC estará pronta para ser votada, só que em outro momento.

Autor da PEC 13/2015, que dispõe sobre o fim da reeleição de presidentes da Assembleia Legislativa e a eleição antecipada da Mesa Diretora, o deputado Ricardo Barbosa (PSB), lamentou a decisão do presidente da Casa, Gervásio Maia (PSB), que anulou o processo de votação da matéria.

Barbosa disse ao presidente que a decisão que havia tomado não tem o acolhimento de qualquer natureza no Regimento Interno, ainda que quisesse fazer alguma acomodação no documento.

Ele ainda tentou dissuadir o presidente ao dizer que renunciava ao mandato se Gervásio conseguisse mostrar com toda a assessoria jurídica se havia abrigo para a esdrúxula e inusitada decisão, a qual ele considerou ainda sem precedentes no Legislativo brasileiro.

A polêmica sobre a PEC mereceu a atenção do governador Ricardo Coutinho (PSB), que criticou a forma pela qual o processo foi conduzido, “como se fosse um requerimento” e não matéria relevante como uma PEC, que “mexe com a Constituição do Estado”. Sem citar nomes, o gestor estadual afirmou que aqueles que estiverem insatisfeitos com essa condução terão a liberdade de deixar a base: “Não tem nenhum problema, cada um sabe o caminho que precisa ir”, sentenciou.

Da Redação
Com PB Agora
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.