Últimas Notícias

APÓS PEDIDO DE INTERDIÇÃO DO MP: Prefeito de Camaláu tira licença médica para tratar Mal de Alzheimer

Hélder Trajano (E) vai assumir prefeitura com afastamento de licença de Cosme Gonçalves (D)
Após o Ministério Público da Paraíba (MPPB) propor uma ação de interdição que visa declarar a incapacidade civil do prefeito de São João do Cariri, Cosme Gonçalves de Farias (DEM), de 62 anos, que está com Mal de Alzheimer, o gestor deverá tirar uma licença de três ou seis meses – falta definir- para tratamento médico na próxima segunda-feira (18). Cosme iria ser ouvido pela Justiça na quarta-feira (20).
Com o afastamento, quem vai assumir a prefeitura é o vice Hélder Trajano (MDB). Ele foi procurado por familiares de Cosme que informaram sobre a necessidade do prefeito se afastar para fazer tratamento de saúde.
“Eu não queria assumir a prefeitura nestas condições, pois quero Cosme com saúde e plenas condições de trabalho. Todavia, estou preparado para administrar a cidade”, comentou Hélder.
Incapacidade civil
Ao propor a ação de interdição que visa declarar a incapacidade civil do prefeito Cosme Gonçalves, o titular da Promotoria Cumulativa de São João do Cariri, José Bezerra Diniz, justificou que, apesar de não ser comum no âmbito do MP é necessária para preservar o bem público e o interesse coletivo.
José Bezerra Diniz conta que ouviu o prefeito no dia 12 de julho, de 2018, apesar de não adiantar os detalhes do depoimento e de não ser autoridade médica para atestar as condições de saúde do gestor, notou uma certa dificuldade do prefeito em responder a perguntas simples sobre o seu cotidiano e sobre a família.
Durante a audiência, o gestor se atrapalhou, por exemplo, em relação ao número de filhos (disse que tinha três homens) e, após retificar a resposta (dizendo ter um filho e uma filha), reconheceu que sua memória andava oscilante, mas que não estava doente, apenas abalado com a morte da mãe, há mais de dois meses.
Mais investigação
Depois de ouvir o gestor e outras pessoas, entre elas vereadores da cidade, e juntar documentos sobre o caso, o promotor deu prazo para que o prefeito se submetesse a um acompanhamento médico e que o profissional da área médica remetesse ao Ministério Público uma declaração sobre a saúde do prefeito. De acordo com José Bezerra, os exames encaminhados não foram conclusivos e não lhe convenceram da perfeita sanidade mental do gestor.
Para esclarecer quaisquer dúvidas sobre a saúde do prefeito e pensando no bem público, o promotor afirma que recomendou, no dia 13 de setembro, que o prefeito se afastasse do cargo para tratamento médico, e que a família, mais especificamente a esposa, solicitasse sua interdição.
Como as medidas não foram tomadas, o representante do Ministério Público entrou com uma ação de interdição. Cabe agora à Justiça requerer uma perícia médica e, com base nela, determinar o afastamento definitivo do gestor.
Denúncia de ‘pessoas descontentes’
Quando Cosme Gonçalves foi ouvido pelo MP, em julho, o advogado do prefeito disse que ele encaminharia um exame para comprovar que não tinha nenhum problema grave de saúde. José Maviael Fernandes afirmou que pessoas descontentes com a gestão de Cosme estão tentando uma forma de afastá-lo da prefeitura de alguma forma.
“Como advogado, só posso demonstrar perplexidade com essa situação, pois criou-se essa fofoca na cidade após a morte da mãe do prefeito, ocorrido há pouco tempo, onde não respeitando nem mesmo o luto e a tristeza do mesmo”, ressaltou José Maviael na época.
O que é Alzheimer?
O Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções cognitivas, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social e interferindo no comportamento e na personalidade da pessoa. De início, o paciente começa a perder sua memória mais recente. Pode até lembrar com precisão acontecimentos de anos atrás, mas esquecer que acabou de realizar uma refeição.
Da Redação
Com Polêmica Paraíba
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.