Últimas Notícias

Projeto de Lei do deputado João Henrique garante assistência jurídica gratuita aos policiais da Paraíba

Um Projeto de Lei do deputado estadual João Henrique (PSDB) vai beneficiar os policiais civis e militares da Paraíba. É que tramita na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) um PL que prevê a assistência jurídica integral e gratuita aos policiais que no exercício de suas funções, se envolvam, ou seja, implicados em casos que demandem tutela jurídica, seja judicial ou extrajudicial.
Conforme o deputado que é policial militar reformado e advogado por formação, a assistência jurídica deverá ser fornecida pelo governo do estado através da Defensoria Pública. Na justificativa do projeto, o deputado cita a Constituição Federal que prevê nos incisos LV e LXIII do art. 5º, o direito ao autuado, acusado ou sindicado o direito ao contraditório e ampla defesa, bem como a integral assistência jurídica a ser procedida por advogado.
“O policial Civil e Militar, no seu árduo desempenho das funções, exatamente pela dificuldade de seu mister e as ásperas situações que se defronta no combate à criminalidade e por ser, pela própria função, mais susceptível a um amplo espectro de ocorrências em que pode se envolver ou ser implicado, denota-se curial que lhe seja proporcionada a devida e cabal assistência judicial indicada e preconizada e elevada a princípio constitucional”, explicou o deputado.
João Henrique explicou que, com base no artigo 134 da Constituição Federal e nos artigos 3º e 4º da Lei Complementar nº 80 de 12 de janeiro de 1994, os servidores públicos, especialmente os policiais civis e militares, são potenciais usuários dos serviços da Defensoria Pública.
“A Constituição Federal assevera que é obrigação do Estado posto que deverá prestar assistência jurídica integral e gratuita aos que comprovarem insuficiência de recursos. Justifica-se plenamente assim, que para dar cumprimento às determinações constitucionais supra indicadas e assegurar à classe policial civil e militar acesso ao amplo direito de defesa e contraditório, é que se torna necessária a aprovação do presente projeto de lei”, defendeu o deputado João Henrique.
Da Redação
Com Portal do Litoral
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.