Últimas Notícias

Com 8º caso de malária confirmado na Paraíba, Saúde chama atenção para medidas de prevenção

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou, neste sábado (1º), o oitavo caso de malária na Paraíba. A paciente, moradora de Conde, após a realização do teste rápido no município com resultado positivo, foi transferida para a unidade assistencial de referência, o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HU), teve a medicação iniciada e segue internada. O pacientes do sexto caso também continua internado.
A gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Talita Tavares, ressalta que o trabalho de busca ativa dos casos na comunidade é uma das medidas prioritárias que deve ser mantida pelos profissionais do município, oportunizando assim a identificação dos casos nos primeiros dias com o objetivo de interromper a transmissão do parasito; bem como a ida ao serviço de saúde daquela pessoa que reside no Conde ou que esteve no município no período de 8 a 30 dias anterior à data dos primeiros sintomas e iniciou febre, acompanhada ou não de cefaléia, náuseas, fadiga, anorexia, calafrios, sudorese, cansaço, mialgia e tremores.  “Essas pessoas devem realizar exame de Teste Rápido e/ou Exame Gota Espessa para malária e, se positivo, iniciar a medicação de imediato”, alerta.
O município de Conde tem equipe médica qualificada para iniciar a medicação dos casos positivos quando esses chegam sem complicações. Talita Tavares afirma que não existe a necessidade de encaminhar a pessoa para atendimento hospitalar. Essa qualificação se fez necessário, pois nem todo paciente positivado para malária necessariamente deverá ser hospitalizado, como aconteceu com o sétimo caso notificado (30), o qual o paciente não precisou ficar hospitalizado e segue o tratamento no município de Conde.
Talita conta que as ações de controle vetorial com a utilização de inseticida intradomiciliar em todos os casos confirmados já vinham acontecendo. “Nessa semana inicia-se a qualificação de mais profissionais da vigilância ambiental do município para ampliarmos a borrifação, não só nas casas onde tivemos casos confirmados, mas também nas casas próximas”, adiantou.
Os ciclos do UBV pesado, que é o carro fumacê, em todo o município para redução da densidade populacional do mosquito “Anopheles” seguirá acontecendo com semanas intercaladas até o início de julho.
A Secretaria de Estado da Saúde alerta a população para incorporar as medidas de prevenção individual como rotina. O município de Conde segue com risco potencial de transmissão da doença, cabendo a todos os moradores e visitantes os seguintes cuidados contra picada de mosquitos como: o uso de calças e camisas de manga longa e de cor clara, uso de repelentes, evitar locais próximos a criadouros naturais dos mosquitos (beira de rios e lagos, áreas alagadas ou coleções hídricas, região de mata nativa), principalmente nos horários da manhã e ao entardecer, por serem os períodos do dia de maior atividade dos vetores da doença, entre 17h e 6h, uso de telas protetoras nas portas e janelas e o uso de mosquiteiros.
Da Redação
Com Parlamento PB
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.