Últimas Notícias

Vacinação contra gripe é aplicada em USFs e centros religiosos

Campanha tem como meta de vacinar 90% dos grupos de risco e garantir proteção para a população.
Como parte da programação de imunização traçada pela Secretaria de Saúde de João Pessoa, neste sábado (1º), todas as salas de vacina das Unidades de Saúde da Família (USF), Policlínicas Municipais e Centro Municipal de Imunização (CMI) estarão funcionando no período das 8h às 12h. Haverá também equipes em seis Centros Espíritas, no mesmo período, para imunizar o público alvo da campanha.
Já no domingo (2), profissionais de saúde estarão em 31 igrejas, católicas e evangélicas, no período das 8h às 12h, para vacinar pessoas que fazem parte do grupo de risco e ainda não foram aos postos de vacinação da Capital.
“Esse foi um ano em que tivemos muitas notícias falsas acerca das vacinas ofertadas pelo serviço público, especialmente, a vacina da gripe. Mas nós temos trabalhado incansavelmente para desmistificar todo esse conteúdo falso e garantir o bloqueio contra a doença e, prevenir principalmente o público mais vulnerável”, disse Adalberto Fulgêncio, secretário de saúde.
Nas últimas semanas, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu o apoio de lideranças religiosas para mobilizar a campanha e realizar o ‘Dia D’ nos templos e centros religiosos. Adalberto Fulgêncio dialogou com Dom Manuel Delson Pedreira, arcebispo da igreja católica na Paraíba, com Pastor Estevam Fernandes, líder da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, e com Marco Lima, Presidente da Federação Espírita da Paraíba para, juntos, realizarem um dia de mobilização como parte da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe.
Na Capital, a campanha segue até esta sexta-feira (31), com a meta de vacinar 90% dos grupos de risco, o que representa 211.566 pessoas e, assim garantir uma proteção para a população. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (Influenza A/H1N1; Influenza A/H3N2 e Influenza B). Na ocasião, também será realizada a atualização da caderneta vacinal de crianças e gestantes.
“Estamos com uma estratégia para garantir que todos os grupos sejam imunizados, sobretudo, é importante que a população realmente participe desse movimento de proteção, para criarmos um bloqueio e evitar o adoecimento”, explicou Fernando Virgolino, chefe da seção de imunização da SMS.

Dados

O gerente de Vigilância Epidemiológica da SMS, Daniel Batista, esclarece que é importante que a população se imunize para evitar a circulação do vírus. “Em 2018 tivemos 90,44% de cobertura vacinal. É um dado significante principalmente quando falamos de grupos considerados de risco, sobretudo há as pessoas mais resistentes que não tomam a vacina com receio e com base nas fake news, falsas notícias que circulam sobre reações adversas de quem toma a vacina”, explicou o gerente.
Em 2018, a Vigilância Epidemiológica (VIEP) confirmou laboratorialmente 34 casos de Influenza tipo A, sendo 18 de H1N1 com dois óbitos e 16 do subtipo H3 sazonal, com dois óbitos. Para Influenza B foram 11 casos confirmados, com dois óbitos registrados. De Vírus Sincicial Respiratório, foram registrados e confirmados nove e Metapneumovírus 12 casos notificados.
Este ano já foram confirmados 35 casos de síndromes gripais, sendo 19 casos positivos para Influenza e 16 casos positivos para Vírus Sincicial Respiratório. Entre os 19 casos confirmados de Influenza, 16 são decorrentes de Influenza A (sendo 13 do subtipo H1N1 e três do subtipo H3 sazonal) e três decorrentes de Influenza B, com um registro de óbito de H1N1.

Contraindicações

A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Precauções

Em doenças agudas febris moderadas ou graves recomenda-se adiar a vacinação, até a resolução do quadro, com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.

Locais para Vacinação:

Sábado (1)
– Unidades de Saúde da Família (USF)

– Policlínicas Municipais
– Centro Municipal de Imunização
– Centro Espírita Viana de Carvalho (Expedicionários)
– Instituição Espírita Nosso Lar (Castelo Branco)
– União Deus amor e caridade rua Índio Piragibe (Centro)
– Centro Espírita Caminho da Paz (José Américo)
– Centro Espírita Lar de Jesus (Mangabeira)
– Centro Espírita Irmãos da Caridade (Valentina Figueiredo)
Domingo (2)
– Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Varadouro)

– Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens (Tambiá)
– Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Jaguaribe)
– Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Mandacaru)
– Paróquia Santa Júlia (Torre)
– Paróquia Sant’anna e São Joaquim (Pedro Gondim)
– Paróquia Cristo Rei (Mangabeira I)
– Paróquia Nossa Senhora da Assunção (Funcionários IV)
– Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida (Colinas do Sul)
– Paróquia Santíssima Trindade (Valentina Figueiredo)
– Paróquia Santo Antônio de Pádua (Geisel)
– Paróquia São João (Costa e Silva)
– Paróquia São José (José Américo)
– Paróquia Nossa Senhora de Nazaré (Jardim Oceania)
– Santuário de Nossa Senhora Mãe Rainha (Aeroclube)
– Paróquia São Pedro e São Paulo (Brisamar)
– Paróquia São Pedro Pescador (Manaíra)
– Paróquia São Francisco de Assis (Jardim São Paulo)
– Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Miramar)
– Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe (Cabo Branco)
– Santo Antônio de Lisboa (Tambaú)
– Paróquia Santo Antônio do Menino Deus (Jardim Cidade Universitária)
– Paróquia São Rafael (Castelo Branco)
– Paróquia Mãe do Redentor (Cristo)
– Paróquia Santa Clara (Alto do Mateus)
– Paróquia São Francisco das Chagas (Rangel)
– Paróquia São Francisco de Assis (Jardim Veneza)
– Paróquia Virgem Mãe dos Pobres (Jardim Planalto)
– Primeira Igreja Batista de João Pessoa (Centro)
– Espaço Gospel da Ruy Carneiro (Brisamar)
– Espaço Gospel Bancários (Jardim Cidade Universitária)
De segunda a sexta-feira, as pessoas poderão procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de sua casa para tomar a vacina e atualizar o cartão de imunização.
Da Redação
Com Portal Correio
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.