Últimas Notícias

Caravana da Rede Cuidar atende crianças cardiopatas em Catolé do Rocha

A Caravana da Rede Cuidar chega ao sétimo dia e já passou por Monteiro, Princesa Isabel, Itaporanga, Cajazeiras e Sousa.
O município de Catolé do Rocha, no Sertão da Paraíba, recebe neste sábado (13) a Caravana da Rede Cuidar, que atende crianças e adolescentes com cardiopatias e leva capacitação para profissionais de saúde dos municípios polarizados pelas cidades visitadas. A Caravana da Rede Cuidar chega ao sétimo dia e já passou por Monteiro, Princesa Isabel, Itaporanga, Cajazeiras e Sousa.
As próximas visitas serão em Pombal (14 de julho); Patos (15); Esperança (16); Picuí (17); Guarabira (18); Mamanguape (19) e Itabaiana (20).
A atividade é da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e conta com parcerias. “O apoio dos municípios é de fundamental importância, pois este é um trabalho feito à base de parcerias, envolvendo todos os atores, cumprindo uma das missões do Governo do Estado”, disse a secretária executiva de Estado da Saúde, Renata Nóbrega. Os municípios fazem a busca ativa das crianças e adolescentes; fornecem o transporte; a alimentação e os profissionais para participarem dos cursos.
“Todo ano o nosso município encaminha crianças para serem atendidas e profissionais para participarem das qualificações. É um trabalho de grande relevância para todos os nove municípios que integram a região de Sousa”, disse a secretária de Saúde de São José da Lagoa Tapada, Carmem Suzana.
A Caravana esteve em Sousa nessa sexta-feira (12), onde um dos atendidos foi Jadson Vitório, que tem este segundo nome não por acaso. Com apenas 13 dias de vida, teve que fazer uma cirurgia cardíaca porque nasceu com as válvulas trocadas, ou seja, as do lado direito estavam do lado esquerdo e vice-versa.
O detalhe mais curioso dessa história é que Jadson nasceu em Cajazeiras, exatamente no mesmo dia em que a Caravana estava naquela cidade. Diante da gravidade, acionaram a Caravana e a médica Juliana Soares, coordenadora geral da Caravana, foi até a maternidade, fez o diagnóstico e o encaminhou para a UTI em Patos. De lá, a criança foi para o Hospital Real Portuguesa, em Recife, onde foi operado.
Todo ano, ele e a mãe, a dona de casa Cristina Pereira, do município do Lastro, retornam à Caravana. Dessa vez, foi para fazer uma avaliação porque o menino vai fazer um cateterismo. Depois do menino passar por todos os serviços (assistente social; ecocardiograma; dentista; enfermagem com verificação de pressão, streptoteste e temperatura), Cristina recebeu o resultado: ele está bem. “Fico muito satisfeita porque o meu filho não está grave como já esteve um dia e sempre que venho à Caravana fico muito feliz porque foi aqui que a vida do meu filho foi salva”, declarou a mãe.
Da Redação
Com Click PB
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.