Últimas Notícias

Pentavalente volta a ser aplicada em JP e CG

Vacina estava em falta nos postos de saúde de todo o Brasil desde outubro de 2019.
Uma nova remessa de doses da vacina pentavalente está disponível em João Pessoa e Campina Grande. Em Campina, as doses podem ser encontradas nos Centros de Saúde Francisco Pinto, bairros do Catolé, Liberdade e Palmeira. Na Capital, há doses nas salas de vacina localizadas nas Unidades de Saúde da Família (USF), Policlínicas Municipais e Centro Municipal de Imunização.

Leia também:

A vacina pentavalente, que estava em falta nos postos de saúde de todo o Brasil desde outubro de 2019, é aplicada em três doses, aos dois, quatro e seis meses de vida. As crianças que não receberam as doses nessa faixa etária podem tomar a vacina mesmo que já tenha passado da idade.
“Desde o início do segundo semestre de 2019, o país inteiro enfrenta o desabastecimento da vacina pentavalente. Por isso, estamos regularizando o esquema vacinal das crianças que não tomaram as doses no tempo certo”, explicou a Coordenadora Municipal de Imunização de Campina Grande, Miralva Cruz.
“Começamos a receber as doses e até a próxima sexta-feira estaremos concluindo o repasse para os serviços de saúde do município das doses das vacinas, quando estaremos normalizando a oferta”, disse Fernando Virgolino, enfermeiro e chefe da seção de imunização da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).
A vacina pentavalente protege das doenças difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e do hemophilus da influenza tipo B, que provoca inflamações de nariz, garganta e ouvido nas crianças.

Substituição da pentavalente

Em função da falta de estoque da vacina pentavalente, o Ministério da Saúde havia modificado a estratégia de imunização e orientou a substituição temporária da penta pelas vacinas DTP e Hepatite B.
A DTP protege do tétano, da difteria e da coqueluche e a Hepatite B protege da referida doença. Ou seja, as crianças que tomaram essas duas vacinas no esquema substitutivo temporário não foram imunizadas apenas do hemophilus da influenza tipo B, mas elas devem tomar um reforço da vacina pentavalente aos 15 meses de vida.
Da Redação
Com Portal Correio
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.