Últimas Notícias

Covid-19: médico da PB não vê risco de Brasil se tornar uma Itália em nº de casos

No mundo todo, a pandemia do novo coronavírus já infectou mais de 110 mil pessoas em mais de 100 países. Para conter a disseminação do Covid-19, o médico pneumologista, Sebastião Costa, explicou em entrevista a imprensa alguns pontos sobre a transmissão do coronavírus, destacando que é similar a da maioria das viroses, como através da tosse e espirro. Os principais responsáveis pela proliferação são as gotículas de saliva.
Ele ressalta que o mais grave na transmissão são as pessoas que não apresentam sintomas. O especialista explica que uma pessoa infectada pode demorar três dias até apresentar sintomas e, nesse período, transmitir a doença sem saber que está com ela. Cerca de 79% da transmissibilidade ocorre por infectados sem sintomas.
Quando questionado sobre quais são os sintomas do coronavírus? Sebastião disse: “Os principais sintomas da Covid-19 são: febre, tosse, dor de garganta e dificuldade para respirar. O período médio de incubação por coronavírus é de 5 dias, com intervalos que chegam a 12 dias, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção”, comentou destacando ainda que as pessoas permaneçam em suas casas em casos de sintomas leves. Ele explicou que só deve-se procurar um posto médico em caso de desconforto respiratório. O Governo do Estado lançou um plantão de dúvidas para as pessoas ligarem antes de ir até uma unidade de saúde: (83) 991469790.
O Ministério da Saúde informou que as unidades de saúde, públicas e privadas, iniciaram, nesta semana, a triagem rápida para reduzir o tempo de espera no atendimento e consequentemente a possibilidade de transmissão dentro das unidades de saúde. O especialista explicou também que quanto mais isolamento social melhor. “Em casa há menos contato com o vírus e com pessoas em lugares como shoppings, ônibus e restaurantes. O Ministério da Saúde também recomenda o isolamento social. Os vírus respiratórios se espalham pelo contato, por isso a importância do isolamento e até mesmo de mudar a prática de cumprimentar o outro. Evitando abraços, apertos de mãos e beijos no rosto”, disse.

Da Redação
Com PB Agora

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.