Últimas Notícias

Entenda como funciona ‘lockdown’, bloqueio máximo anunciado em Santa Rita

O prefeito de Santa Rita, Emerson Panta (PSDB), neste domingo (03), anunciou o que a cidade entrará em lockdown para evitar a propagação da Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus. A cidade, atualmente, conta com cem casos confirmados, além de quinze óbitos.
No dia 30 de abril, a Justiça do Maranhão decretou primeiro bloqueio máximo do Brasil. A partir daquele momento, as cidades de São Luis, Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar seriam fechadas.
Pela decisão, todas as atividades não essenciais à manutenção da vida e da saúde estão proibidas de funcionar. Durante o período, fica proibida a circulação de carros, exceto para compra de alimentos ou medicamentos e transporte de pessoas para hospitais.
A entrada de veículos em São Luís também estará proibida, somente ambulâncias, carros com passageiros que estão em deslocamento para hospitais, viaturas e veículos com cargas de produtos essenciais poderão passar pelas barreiras. As agências bancárias deverão funcionar somente para pagamento de benefícios. 
O documento levou em consideração que na terça-feira (28), todos os 112 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da rede estadual exclusivos para pacientes com Covid-19 estavam ocupados. Além disso, uma carta enviada ao governo do Sindicato dos Hospitais e do Hospital São Domingos, da rede privada, que alegou estarem trabalhando com lotação máxima de pacientes para a doença.
Em Santa Rita, Panta ainda revelou que será preservado apenas o funcionamento de itens essenciais, tais como alimentação, postos de combustíveis e farmácias, os demais serão fechados. Informações não oficiais dão conta que o fechamento deve ocorrer na semana do dia 10 de maio.
“Precisamos colocar um freio nessa pandemia enquanto podemos. Para isso a prefeitura avaliou diversos dados e estamos anunciando o fechamento da cidade, o chamado lockdown. Eu falei com o governador João Azevêdo (Cidadania) e com a equipe técnica da Secretaria de Saúde para trabalhar no sentido do fechamento total” declarou.




Da Redação

Com Paraiba.com
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.