Últimas Notícias

Instagram oculta post de Bolsonaro sobre mortes por covid-19: ‘Informação falsa’

O Instagram bloqueou na noite desta segunda-feira (11) uma publicação do presidente Jair Bolsonaro sobre uma suposta diminuição de mortes por doenças respiratórias no Ceará. Os verificadores da Agência Lupa, empresa que presta serviço à rede social, consideraram a postagem falsa por trazer números equivocados sobre o tema.
De acordo com a publicação, o número de mortes no estado em 2019, período anterior ao surto da Covid-19, foi 6.377. Em 2020, já na pandemia, a publicação dizia que 6.269 pessoas morreram por doenças respiratórias, ou seja, um número inferior com relação ao ano anterior.
“Por que em 2019 não teve o mesmo alarde?” questiona a publicação de Bolsonaro. A fonte dos números, segundo a imagem, seria o Portal da Transparência do Registro Civil.
Bolsonaro compartilhou a postagem do perfil do deputado estadual André Fernandes, do Ceará.
Porém, segundo a Agência Lupa, a informação é improcedente e não condiz com a realidade. O post foi ocultado, mas ainda é possível vê-lo — mas o usuário é imediatamente alertado sobre a “informação falsa”.
“Falso. É falso que, no Ceará, o número de mortes por doenças respiratórias diminuiu em 2020”, diz a justificativa apresentada pelos verificadores de fatos, que vasculham as redes sociais para diminuir a propagação de fake news.
O presidente Jair Bolsonaro aindla não se manifestou publicamente sobre a ação do Instagram.
Segundo dados divulgados pelo Portal da Transparência do Registro Civil, 3.217 óbitos por doenças respiratórias foram registrados no período citado na publicação de Bolsonaro em 2020. Já em 2019, o número foi de 2.808. Logo, inferior ao ano da pandemia.
De acordo com o Ministério da Saúde, com base no mais recente balanço divulgado, o Ceará já tem 16.692 casos confirmados de coronavírus, além de 1.114 mortes.

Da Redação
Com ParlamentoPB Com Diário de Pernambuco

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.