Últimas Notícias

Com apoio do helicóptero Acauã criança vítima de afogamento na Praia do Sol é resgatada

Equipes de resgate se mobilizaram, na tarde deste domingo (30), para resgatar uma criança vítima de afogamento na praia do Sol, Paraíba. A ação contou com a participação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros e Grupamento Tático Aéreo (GTA).
De acordo com o capitão Batista, comandante de operações aéreas do GTA, a criança tem 10 anos de idade e a mobilização contribuiu para que ela fosse estabilizada e então socorrida.
“Uma criança de 10 anos de idade estava em afogamento grau 4, que é quando o paciente está evoluindo negativamente e o corpo está fazendo a proteção, ou seja, a pulsação do sangue para oxigenação do corpo está na região central do corpo para a preservação dos órgãos vitais. Nesse momento o corpo não consegue pegar pulsação nas regiões periféricas, quando isso acontece nós chamamos de grau 4”, esclarece.
O capitão destacou que a ação integrada foi fundamental para a estabilização, pois, após o grau 4, a paciente poderia entrar em parada respiratória e cardíaca. A celeridade no resgate foi fundamental para a estabilização.
“Após o grau 4, nós chamamos de grau 5, que é uma parada respiratória, após isso é uma parada cardíaca. Ela se manteve no grau 4, veio estabilizada, só um pouco agitada, foi feita a oxigenoterapia pela equipe do SAMU, uma equipe avançada, com uma médica e um enfermeiro, e assim a paciente chegou ao hospital bem. O estado de saúde dela é estável e já está na área vermelha sendo tratada pelos médicos. Há uma evolução boa de prognóstico”, relatou.
O comandante do GTA disse ainda que o resgate por ar foi fundamental.
“Se fosse por terra levaria provavelmente mais de 30 minutos, nós levamos 5 minutos para chegar até o hospital de emergência e trauma de João Pessoa. Isso faz uma diferença enorme para o paciente”, finalizou.
Da Redação
Com Site T5
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.