Últimas Notícias

Dia de Finados: Igreja afirma que Missas não serão realizadas nos cemitérios

 


Desde a semana passada, agentes da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) intensificam a manutenção da limpeza das áreas internas e externas dos cemitérios públicos de João Pessoa. São ações básicas de limpeza – roço, capinação, varrição, coleta e pintura de meio fio, nas áreas internas, calçadas e nas vias que dão acesso aos cemitérios para o Dia de Finados (2 de novembro). Porém um comunicado feito pela Arquidiocese da Paraíba informou ontem (27), que devido a situação de pandemia da covid-19 não realizará missas em cemitérios públicos e privados na próxima segunda-feira, Dia de Finados.

As missas serão celebradas apenas nas paróquias. O arcebispo da Paraíba Dom Manoel Delson celebra missa às 9h, na Catedral de Nossa Senhora das Neves, no Centro. “Ainda não podemos estar como gostaríamos: todos juntos, vivendo e celebrando a nossa fé. Confiantes de que este tempo será superado, vamos seguindo estas medidas, sempre preocupados em salvaguardar as vidas”, afirma Dom Manoel Delson.

A Arquidiocese orienta os fiéis que forem aos cemitérios prestar homenagens aos seus entes queridos a respeitarem as normas sanitárias de proteção ao contágio e propagação da covid-19, como o uso obrigatório de máscaras, álcool em gel ou uma garrafa com água e sabão para higienizar as mãos e permanecerem no local o menor tempo possível, evitando aglomerações. As celebrações que serão realizadas em todas as paróquias deverão respeitar a capacidade máxima de lotação estabelecida através de decreto, que prevê a lotação máxima de 30% da capacidade total.

Outra recomendação da Arquidiocese da Paraíba é que idosos, crianças e pessoas dos grupos de risco evitem participar das celebrações e acompanhem a programação religiosa através das redes sociais de cada paróquia. Na capital, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) confirmou ontem, 27, a abertura dos seis cemitérios públicos de João Pessoa durante o Dia de Finados, na próxima segunda-feira (2). De acordo com a Sedurb, serão adotadas medidas de prevenção à covid-19 para garantir a abertura dos cemitérios e a segurança dos visitantes que forem prestar homenagens aos entes queridos. Durante toda a semana de Finados, os cemitérios funcionarão das 7h às 17h.

Da Redação

Com PB Agora


O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.