Últimas Notícias

Mourão diz que Bolsonaro vai cumprimentar presidente eleito dos EUA na hora certa

 


O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, disse nesta segunda-feira (09), que o chefe do Executivo, Jair Bolsonaro, aguarda uma definição das “questões pendentes” nas eleições dos Estados Unidos para cumprimentar o candidato vencedor.

O presidente está aguardando terminar esse imbróglio aí, essa discussão [sobre] se tem voto falso ou se não tem voto falso, para dar o posicionamento dele”, disse a jornalistas ao chegar no Palácio do Planalto.

Segundo Mourão, o Brasil não corre risco de se prejudicar com a demora do governo em parabenizar a chapa declarada eleita pela mídia norte-americana, Joe Biden e Kamala Harris.

Não julgo que corra risco.Vamos aguardar, né? É uma questão prudente aí, espero. Acho que nesta semana definem-se as questões que estão pendentes, aí a coisa volta ao normal e nos preparamos para o novo relacionamento que tem que ser estabelecido”, declarou.

O vice-presidente disse que Bolsonaro parabenizará os vitoriosos no momento certo. “É óbvio que o presidente, na hora certa, vai transmitir os cumprimentos do Brasil a quem for eleito”, afirmou.

Silêncio de Bolsonaro

Enquanto vários líderes mundiais congratularam Joe Biden por vencer a eleição presidencial nos Estados Unidos, o presidente Jair Bolsonaro e seu governo têm mantido silêncio.

Bolsonaro perde uma referência para o governo dele na política externa. Tinha dito que considerava Trump 1 amigo com interesses parecidos com o de sua gestão. Biden assume em janeiro de 2021. Novas pontes precisarão ser erguidas.

Diversos líderes mundiais congratularam Biden pelo pleito. O presidente argentino, Alberto Fernández, foi uns dos primeiros mandatários da América Latina a se manifestar. Reportagem publicada neste domingo no jornal argentino Clarín (aqui, para assinantes), diz que o governo da Argentina quer ser o parceiro preferencial dos norte-americanos na região –no lugar do Brasil.

O presidente chileno, Sebastián Piñera, disse que os países “compartilham valores como a liberdade e a defesa dos direitos humanos”. O presidente do Peru, Martín Vizcarra, afirmou que a eleição “fortalece” a democracia. Outros chefes de Estado, próximos no espectro político de Trump, como Boris Johnson (Reino Unido) e Benjamin Netanyahu (Israel), saudaram o resultado.

O silêncio oficial por muito tempo pode render críticas dos democratas. A decisão de aguardar alinha o Brasil aos poucos países que não reconhecem o resultado das urnas norte-americanas –fortemente contestada por Trump, que diz haver fraude nos sistemas eleitorais dos Estados norte-americanos.

Da Redação

Com MSN

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.