Últimas Notícias

Volume de vendas na PB acumula 4ª maior alta do país, em 12 meses

 


Variação de 5,6%, constatada em setembro, ficou também acima da média nacional.

O volume de vendas do comércio varejista na Paraíba acumulou alta de 5,6%, no acumulado de 12 meses, em setembro, a 4ª maior do país, conforme a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quarta-feira (11).

Leia também: Pagamento do 13º injeta mais de R$ 2 bi na economia da PB

Seguindo tendência observada nos últimos meses, a variação da Paraíba ficou acima da média do país (0,9%) e foi menor somente que as verificadas no Pará (7,3%), Amazonas (7%) e em Santa Catarina (6,3%).

Nesse período, a receita nominal do setor paraibano acumula crescimento de 8,4%, bem acima da média nacional (4,2%) e do avanço do volume de vendas. Na comparação com outras unidades da federação, essa foi a 5ª maior variação, atrás das constatadas no Amazonas (12,5%), Pará (12,1%), Santa Catarina (9%) e Maranhão (8,7%).

Frente ao indicador registrado em setembro de 2019, o varejo paraibano também apresentou resultados positivos, com alta de 12,8% no volume de vendas e de 18,5% na receita nominal. Esses percentuais foram maiores que os observados na média nacional, de 7,3%, no volume, e de 13,4%, na receita.

Apesar disso, no comparativo com o mês de agosto deste ano, o setor no estado registrou, em setembro, queda de 2,9% no volume de vendas, a 6ª maior retração do país, acompanhada por uma redução de 1% na receita nominal. Os indicadores contrastam com as variações médias brasileiras, que foram positivas, de 0,6% e 2,1%, respectivamente.

Varejo ampliado

Já no comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, o estado registrou queda de 3,3%, no volume de vendas, e de 0,3%, na receita nominal, em comparação a agosto. No acumulado de 12 meses, as variações no setor paraibano foram de 0,8% e 3,8%, respectivamente.

Da Redação

Com Portal Correio

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.