Últimas Notícias

Cidades do litoral da Paraíba cumprem medidas para evitar aglomeração no Carnaval 2021


 As cidades do litoral da Paraíba são tradicionais por suas festas de carnaval de rua. Os municípios de Pitimbu, Lucena, Conde, Baía da Traição, por exemplo, costumam receber muitos turistas e também paraibanos para curtir as festas de rua. No entanto, em 2021, com o cancelamento do carnaval, algumas cidades adotaram medidas para evitar aglomeração, a exemplo de João Pessoa e Cabedelo.

Na capital, o ponto facultativo foi cancelado e o horário de bares e restaurantes segue o decreto estadual. A partir desta sexta-feira (12) até a quarta-feira (17), bares, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência e praças de alimentação têm horário de funcionamento limitado, das 6h até as 23h.

Além disso, uma fiscalização vai acontecer na orla de João Pessoa para evitar aglomeração. O comércio será aberto e a recomendação é reforçar o uso de máscaras, higienização das mãos e evitar aglomerações.

Pitimbu

A Prefeitura emitiu decreto com proibição de festas do carnaval em ambientes públicos e privados. Nesse período a Secretaria de Saúde, vigilância sanitária e equipe de apoio, instalarão tendas das 18h até às 23h na Praça Central de Pitimbu, na Praça Central de Acaú, e em Ponta de Coqueiro nas proximidades do restaurante Skina mar; Nas tendas serão ofertados materiais de conscientização para os transeuntes, com distribuição de máscaras, álcool em gel, testes rápidos para a COVID-19, verificação de pressão HGT, e distribuição de preservativos gratuitos.
A Guarda Municipal e o Departamento de Trânsito de Pitimbu irão adotar as estratégias de fiscalização conjuntamente com a Polícia Militar, dando suporte as operações para cumprimento das medidas de proteção a COVID-19 disciplinadas pelo Município.
O prefeito Jorge Luiz também decretou ponto facultativo nas repartições públicas nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro de 2021, em razão do feriado de carnaval. Bares e restaurantes irão funcionar até às 23h.

 

Cabedelo

Em Cabedelo, foi emitido um decreto cancelando o feriado do carnaval, nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro. Além disso, também está proibido o uso de trios elétricos e os chamados “paredões” de som. A medida busca evitar a formação de aglomerações pela cidade durante o período festivo e a disseminação do novo coronavírus.

Nos dias 15, 16 e 17, o expediente nas secretarias e órgãos da administração pública será normal, observadas todas as regras estabelecidas nos decretos vigentes sobre o funcionamento da administração pública municipal.

Conde

A prefeitura do Conde, pensando no crescimento na procura de praias da região e um consequentemente aumento no número de veículo que chega na cidade, planejou um esquema de trânsito para facilitar o fluxo de veículos.

Confira como fica o trânsito em Jacumã durante o período de 12 a 16 de fevereiro e os respectivos horários:

  • O trecho principal da Avenida Ilza Ribeiro, a principal de Jacumã, terá sentido único do dia 12 a 16 de fevereiro, das 12h às 18 h, para quem vai sentido a João Pessoa e PB-008.
  • Nesse mesmo horário, quem vem da PB-008 de João Pessoa a Jacumã, pegará o desvio pela Rua Abílio dos Santos Ribeiro, depois a Rua João Alves dos Santos e por fim a Rua Etelvina do Nascimento Freire, que dá acesso ao trecho já liberado na avenida principal.
  • Haverá, ainda, um bloqueio da rua principal da Praça do Mar nesta sexta-feira (12) até as 23h e do sábado (13) até a terça-feira (16), o bloqueio será das 6h às 23h.

Lucena

Em Lucena, o ponto facultativo foi cancelado e o expediente administrativo na prefeitura será das 7h às 13h. O funcionamento dos bares e restaurantes só acontecerá até meia noite e não será permitido nenhum tipo de festa ou som automotivo.

Além disso, serão montadas barreiras sanitárias e distribuição de kits de álcool em gel. Haverá, ainda, um centro de testagem a partir desta sexta-feira (12) se prolongando até a terça-feira (16), das 8h às 17h.


Ainda em Lucena, duas equipes da Vigilância Sanitária estarão à disposição da população, sendo uma instalada na Praça de Alimentação e a outra fazendo rondas permanentes no município.

Baía da Traição

Em Baía da Traição, o ponto facultativo também foi suspenso. A partir desta sexta-feira (12) e até a próxima quarta-feira (17) o município decretou a proibição de acesso à cidade e do uso de “paredões” em veículos com som que ultrapasse o interior do carro. Também está proibida a chegada de veículos de turismo para evitar aglomeração.

A barreira sanitária funcionará todos os dias na cidade, com o auxílio da Polícia Militar e Vigilância Sanitária, com a aferição de temperatura.

Da Redação

Com Portal do Litoral

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.