Últimas Notícias

NÃO TEM UNIDADE: Resistência socialista do PT discorda de apoio antecipado ao Cidadania e recorre de decisão

 


Ala do PT publicou nesta terça-feira (09), para afirmar que não não concorda com o apoio antecipado do partido ao governador João Azevêdo.

A executiva estadual do PT da Paraíba esteve reunida nessa final de semana para reavaliar o apoio ao governo de João Azevêdo (Cidadania), apoio este que foi desfeito nas eleições municipais do ano passado quando Luiz Couto, que ocupava o cargo de secretário da Agricultura Familiar, resolveu deixar a pasta para apoiar a eleição de Ricardo Coutinho (PSB) a prefeito de João Pessoa.

Conforme o presidente da legenda, Jackson Macedo, a decisão por ampla maioria foi para que o PT continuasse na base do governo. Ele lembrou que o partido ajudou a eleger Azevêdo e que tem uma boa relação com o governo.

LEIA A NOTA

A Resistência Socialista – RS, TENDÊNCIA Nacional do Partido dos Trabalhadores – PT, por meio desta Nota, vem a público prestar os devidos esclarecimentos e comunicar seu posicionamento oficial quanto à deliberação do Partido dos Trabalhadores na Paraíba em apoiar o atual Governo Estadual sob João Azevedo.

1 – Como integrantes do Partido dos Trabalhadores, é nosso dever atentar para a decisão da maioria sem recorrer ao Judiciário. As nossas discordâncias devem se firmar, contudo, em posições de acordo com a norma interna do partido (Estatuto, Resoluções).
2 – Não corresponde à verdade a propagação que há Unidade do PT na Paraíba quanto a esse posicionamento (apoio ao Governo). Além da Resistência Socialista existem mais correntes contrárias a esse posicionamento.
3 – Houve uma migração da posição de uma maioria outrora defendida na Instância Partidária Municipal de João Pessoa (maioria representada por filiados ligados à extinta gestão de Giucélia Figueiredo) para o atual Diretório Estadual. Nas palavras da Presidenta Nacional do PT, Gleise Hoffmann: Uma “Linha auxiliar do Governo João Azevedo”.
4 – O Diretório Estadual do PT na Paraíba participava diretamente da administração do governo estadual sob João Azevedo, fruto da composição política formada durante as eleições de 2018. A indicação da Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido e do nome para ocupá-la foi decisão de Partido dos Trabalhadores, e não somente do então Secretário designado pela maioria do Partido, o à época deputado federal Luiz Couto.
5 – Cumprindo deliberação da Direção Nacional do PT nas recentemente encerradas eleições municipais de 2020, o companheiro Luiz Couto, juntamente com a sua corrente política – a Resistência Socialista, decidiu aderir ao projeto de Aliança PT – PSB sob a orientação do aliado Ricardo Coutinho, antigo filiado do PT e líder político destacado na Paraíba, e do filiado Antonio Barbosa, notadamente ex-presidente do PT em João Pessoa.
6 – Em decorrência e em represália a essa decisão do Diretório Nacional do PT, o atual Governo da Paraíba sob Joao Azevedo exonerou o Companheiro Luiz Couto da Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido. Um ato não comunicado e não negociado com o PT, seja em instância estadual, seja nacionalmente. Esse ato unilateral fortaleceu o candidato à Prefeitura de Joao Pessoa pelo PP, que também tinha o apoio, – como bem enfatizou Gleise Hoffmann, – da “linha auxiliar” que ocupava o Diretório Municipal do PT em João Pessoa.
7 – Isto posto, não há espaço para o PT no atual Governo Estadual sob João Azevedo. Participar desse governo implica em ruptura da ética partidária e em descumprimento de decisão de Diretório Nacional do PT. Não podemos reeditar em instância partidária estadual aquilo que realizou em instância municipal a extinta gestão sob Giucélia Figueiredo: total descumprimento de uma decisão do Diretório Nacional.
8 – A decisão de apoiar o atual governo estadual sob João Azevedo, aprovada pela maioria dos diretorianos(as) do PT na Paraíba no último dia 06 de Fevereiro de 2021, não condiz e não retrata a realidade política do Partido dos Trabalhadores. As tendências políticas do PT na Paraíba, inclusive o companheiro Luiz Couto (que saiu das urnas em 2018 como a maior votação que um filiado desse partido obteve na sua história enquanto partido na Paraíba: 800.000 votos), sequer foram ouvidas.
10 – Há um profundo desrespeito por parte de alguns filiados e dirigente do PT em João Pessoa e na Paraíba à liderança do companheiro Luiz Couto. A direção do atual Diretório Estadual do PT, nesse sentindo, silenciou diante da exoneração do companheiro Luiz Couto da Secretaria Estadual Agricultura…, mesmo tendo ciência de que aquele era um espaço de afirmação do PT na Paraíba e em João Pessoa. Nenhuma solidariedade foi demonstrada por essa maioria, outrora organizada como “linha auxiliar da direita” no Diretório Municipal e que, atualmente busca se afirmar no Diretório Estadual.
11 – Em síntese, enfatizamos que houve quebra de contrato político por parte do governo estadual sob João Azevedo ao exonerar, de forma unilateral e persecutória o companheiro Luiz Couto e, ainda, que alguns filiados e dirigentes que querem o apoio a esse governo estão simplesmente tentando reorganizar a “linha auxiliar da direita” em sede regional do PT na Paraíba – alguns destes, inclusive, sofrem processos disciplinares de expulsão ou de suspensão de filiação partidária.
12 – Ante os fatos expostos, a Resistência Socialista vem a público afirmar posição contrária ao apoio do PT na Paraíba ao Governo Estadual sob João Azevedo.
13 – A Resistência Socialista anuncia que apresentará RECURSO ao Diretório Nacional para anular a decisão arbitrária produzida supracitada pelo Diretório Estadual.

João Pessoa, 09 de fevereiro de 2021

Da Redação

Com Polêmica Paraíba

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.