Últimas Notícias

Secretária de Saúde de Guarabira enfrenta vereadores em sabatina de 4 horas

 


A secretária de Saúde de Guarabira, Harlanne Herculano, compareceu à sessão da Câmara de Vereadores nesta terça-feira (23) para apresentar explicações sobre a sua gestão à frente da pasta, menos de dois meses depois de assumir o comando. Harlanne resolveu atender o convite da Câmara após um bombardeio sofrido na sessão anterior, semana passada.

A presença da secretária de Saúde chamou a atenção das pessoas as galerias da Câmara ficaram quase tomadas. Junto com Harlanne estavam a coordenadora da atenção básica, Fernanda Macedo, e para a surpresa de muitos o prefeito de Guarabira, Marcus Diôgo (PSDB), que banca o desgaste político ao manter a secretária no cargo.

Na sessão da semana passada teve vereador apostando que ela (Harlanne) não permaneceria na pasta até o mês de junho e outro falou até que não chegaria na Páscoa.

Durante mais de 4 horas Harlanne foi sabatinada por todos os vereadores que se inscreveram, respondeu às críticas, esclareceu fatos que vem ocorrendo e disse que ainda é cedo para tirar conclusões sobre sua atuação.

A vereadora Isaura Barbosa (PSD), que na sessão anterior fez fortes críticas à gestão de Harlanne, voltou a cobrar melhorias na atuação da secretária e apontou a fata de atenção com os vereadores, a falta de medicamentos na farmácia básica e ausência de médicos em unidades de saúde.

Isaura levou duas requisições de exames que estava tentando marcar, disse que já deu dez viagens para resolver o mesmo problema e que só conseguiu fazer a marcação porque outra pessoa da Secretaria fez isso por ela. “Fui dez vezes tentar marcar esses exames e não consegui. Outros vereadores tentaram falar com a secretária e não conseguiram e acredito que falta atenção aos representantes do povo”, alfinetou a vereadora.

O vereador Tiago do Mutirão, um dos críticos da gestão atual na saúde, quis saber quando os exames especializados irão ser disponibilizados e reafirmou que havia dito na sessão anterior, quando lamentou não ter sido recebido pela secretária ao ir em busca de benefícios para as pessoas que necessitam da assistência do poder público.

Diversos parlamentares cobraram mais atenção e respeito com os que integram a Casa Osório de Aquino.

Harlanne destacou que o processo de licitação para aquisição de medicamentos foi realizado hoje (23) e que deverão estar disponíveis na farmácia básica até o dia 15 do próximo mês. Quanto aos exames especializados, a secretária disse que ainda está sendo feita a tomada de preços e que ainda não pode prevê quando a população começará a ter acesso aos serviços.

A secretária fez uma mea culpa ao justificar que não recebeu Tiago por causa da correria nas atividades da pasta, mas disse que qualquer parlamentar será bem recebido e os atendimentos serão para todos, independentemente de coloração partidária.

Ainda houve questionamentos sobre retirada de gratificação de servidores que estão na linha de frente no combate à Covid-19, mas a secretária disse desconhecer algumas nuances da estrutura de pessoal, pois ainda está tomando pé da situação e vendo as particularidades.

Em dado momento o presidente da Câmara, Wilson Filho (PL), deu oportunidade ao prefeito de responder a questionamentos feitos e quando Marcus Diôgo se estendeu nas respostas foi interrompido pela vereadora Rosane Emídio, apontando que a convidada para responder era a secretária e não o prefeito. Marcus, então, disse que apenas estava esclarecendo as dúvidas, mas que não tinha problemas em penas acompanhar a secretário, e se retirou da tribuna.

Harlanne saiu da sabatina com uma sobrevida, mas é clara a relação aranhada do prefeito com a sua base governista. A fala de Marcus numa entrevista à Michele Marques (TV Mídia) afirmando que o ruído dos parlamentares é por causa de cargos não teve boa ressonância. Na entrada, sequer o gestor cumprimentou os vereadores e ouviu da boca de Tiago do Mutirão que a declaração foi infeliz e que a defesa dos vereadores é em favor dos que mais necessitam e não têm voz.

Tiago ainda deixou um recado em seu pronunciamento: “Os grandes reis sempre sentaram à mesa para saborear o jantar do triunfo com seus guerreiros aliados e não com aqueles que foram derrotados por eles”.

Da Redação

Com Portal 25Horas

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.