Últimas Notícias

‘Não tem mágica, você não faz 1 mil leitos em um dia’, diz ministro da Saúde

 


Eduardo Pazuello se encontra com governador Carlos Moisés e outras autoridades para discutir enfrentamento à Covid-19. Ministro visita Chapecó.

 Eduardo Pazuello visita Oeste de SC; região vive colapso na saúde. (Foto: Leandro Schmid/Divulgação)

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, chegou nesta sexta-feira (5) a Chapecó, no Oeste catarinense para discutir o enfrentamento à Covid-19 na região que vive um colapso na saúde. Ele deixou a cidade às 16h45. Durante a visita, em coletiva, ele falou sobre a visita que fez ao centro de eventos que abriga pacientes com a doença e disse o governo trabalha para fazer mais leitos.

“O olhar das pessoas que estão trabalhando pareceram muito motivadas. Isso demonstra por si só qual é a sensação da resposta [de atendimento aos pacientes]. Não tem mágica, você não faz 1 mil leitos em um dia. Vai subindo, faz 60, 70, até termos capacidade de atender todo mundo, o mais rápido possível”, disse.

A situação da pandemia se agravou em Santa Catarina, principalmente a partir de fevereiro, e há falta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). De acordo com boletim divulgado na noite de quinta-feira (4) pelo governo, 280 pessoas estavam na lista para transferência para um leito de UTI-Covid em Santa Catarina, a maior parte na região Oeste.

Visita

Pazuello chegou no aeroporto de Chapecó por volta das 12h50. Ele partiu de carro em um comboio para a agenda de visitas nos espaços de saúde. Na cidade, ele se encontrou com o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL), e outras autoridades.

O ministro visitou o Centro de Observação Covid-19, montado no Centro de Eventos da cidade, no centro. Após conhecer o espaço e falar com funcionários, ele e outros políticos fizeram uma reunião e uma coletiva de imprensa.

A vice-governadora Daniela Reinehr (sem partido) e o secretário de Estado da Saúde André Motta, também acompanham a comitiva.

Pazuello saiu de Chapecó às 16h45. De acordo com a agenda dele, publicada no site do Ministério da Saúde, ele seguir para o Rio de Janeiro. O ministro também passaria por Xanxerê, também Oeste catarinense, mas os compromissos dele nessa cidade foram cancelados, informou o governo de Santa Catarina.

Situação da Covid-19 em SC

Mais de 7,7 mil pessoas morreram em Santa Catarina infectadas com o novo coronavírus. Ao todo, 694.274 foram contaminadas desde março de 2020, segundo boletim de quinta-feira (4) do governo do estado.

A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Sistema Único de Saúde (SUS) atingiu 96,12%, a maior da pandemia, conforme atualização mais recente do governo do estado, das 11h09 de quinta (4). As regiões Norte, Foz do Rio Itajaí, Grande Florianópolis e Sul não tinham vagas de UTI SUS para Covid-19 ou outras doenças.

Na quarta (3), o estado atingiu a maior ocupação de UTI das redes pública e privada, com 998 pacientes internados. Também teve o maior número de pessoas em tratamento contra a doença e que podem transmitir o vírus: 37.834.

Santa Catarina voltou a ter todas as 16 regiões de saúde em risco gravíssimo para a Covid-19 (veja no mapa acima), segundo a matriz divulgada pelo governo do estado na manhã de sábado (27). A última vez em que o estado teve todas as regiões no nível gravíssimo foi em 23 de dezembro.

Da Redação

Com  G1 SC

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.