Últimas Notícias

Número de jovens com a Covid-19 vem crescendo nas últimas semanas na PB, especialistas explicam os motivos

 


Podemos perceber que não só os idosos e as pessoas com algum tipo de comorbidade que podem ser contaminadas pelo coronavírus. Um raio-x da Covid-19 feito pela Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba alerta que o número de jovens contaminados com o vírus vem crescendo nas últimas semanas. Para o diretor do Hospital Clementino Fraga, Fernando Chagas, há uma crescente de novos casos de contaminação por covid-19 entre a faixa etária de 20 a 49 anos, e tais índices refletem na ocupação de leitos.

“Os números de ocupação de leitos por jovens estão aumentando muito, muito, muito. Em comparativo com o ano passado, a gente via idosos a partir de 60 anos com uma maior frequência, agora estamos vendo esse número cair para pessoas de, em média, 40 anos”, comentou Fernando Chagas.

Em seguida, no primeiro boletim de março, o número chegou a 40.450 casos (17.689 homens e 22.761 mulheres). Na faixa etária de 30 a 39 anos o crescimento também é confirmado, o montante saiu de 38.811 contaminados para 51.459. Entre a população adulta de 40 a 49 anos, o número chegou a 41.585, o montante anterior foi de 32.113 casos. Enquanto isso, na faixa etária mais afetada com casos mais graves desde o início da pandemia, os números cresceram, mas com proporção menor se comparado aos jovens. De 60 a 69 foram 13.465 para 17.394 casos. De 70 a 79 o número era de 8.044 e chegou a 10.288. E a faixa etária acima de 80 anos saiu de 5.139 para 6.446.

Mesmo com a vivência com as novas variantes da covid-19 e a crescente na transmissibilidade da doença, o adoecimento com um perfil cada vez mais jovem é, no entanto, reflexo do comportamento da população. Segundo o secretário executivo da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Daniel Beltrammi, essa mudança possivelmente está relacionada ao relaxamento nas medidas de proteção. “É, sem dúvida nenhuma, porque os jovens abandonaram as proteções. Eles tomaram uma decisão, especialmente os jovens entre 20 e 29 até as pessoas de 59 anos, de que o vírus não os atinge. Especialmente do sexo masculino, assumindo comportamentos de risco de proximidade, abandono do uso de máscara, aglomeração, realização de festividades, encontros, almoços, jantares, enfim.

Da Redação
Com PB Agora

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.