Últimas Notícias

Covid-19: unidades de pronto atendimento e hospitais de Cajazeiras estão lotados e CRM-PB alerta para situação crítica

 


Hospitais de Cajazeiras estão lotados e situação acende alerta nas internações que tem aumentado no Estado. (Foto: Reprodução)

Em reunião realizada de forma remota, nesta quinta-feira (27), com os representantes do Conselho Regional de Medicina (CRM-PB) e diretores técnicos das unidades de saúde de Cajazeiras, no Sertão paraibano, ficou constatado a lotação em unidades de pronto atendimento (UPAs) e hospitais. O presidente do CRM-PB, João Modesto Filho, classificou como uma “situação extremamente grave e crítica”.

De acordo com o CRM-PB, os diretores do Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), do Hospital Regional (HRC), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), informaram que os serviços estão trabalhando acima da sua capacidade máxima, com leitos de enfermaria e Unidades de Terapia Intensiva (UTI) lotados.⠀

Na reunião, o presidente do CRM-PB informou que a situação no município de Cajazeiras é considerada grave e crítica. “Os médicos nos relataram que as macas do Samu estão sendo retidas nos hospitais por não haver mais leitos para colocar pacientes. Atualmente, não há possibilidade de expansão de leitos, seja por falta de espaço físico ou de equipe de profissionais”, afirma.⠀

Já o diretor de fiscalização do CRM-PB, Bruno Leandro de Souza, disse que “a cidade pede socorro” e solicitou que os hospitais façam transferências de pacientes para as outras macrorregiões de saúde. “Além disso, encaminhamos um pedido de apoio ao Ministério da Saúde, no envio de novos leitos, equipamentos e recursos humanos. Também enviamos documento à Secretaria Estadual de Saúde, solicitando a expansão de leitos”, explica.

O representante do CRM-PB em Cajazeiras, Pablo Leitão, pede a colaboração da população nos cuidados preventivos contra a doença. “Esperamos que a população colabore, seguindo as medidas sanitárias. Vamos solicitar também que os municípios vizinhos conduzam os seus pacientes com quadros mais leves em suas próprias unidades de saúde”, afirma.

Da Redação

Com Assessoria

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.