Últimas Notícias

Em parceira, prefeitura de Mari, através da secretaria de desenvolvimento econômico e agrário, faz aquisição de manivas sementes de várias cultivares da Embrapa.

 


Na última  quinta (17)  Mari foi palco de um evento muito significativo para os produtores rurais e agricultores familiares que trabalham com a cultura da mandioca no município de Mari, na região e no Estado da Paraíba.

evento contou com  a recepção e distribuição de 50 mil unidades de manivas sementes que foram adquiridas junto ao Projeto RENIVA da EMPRAPA, no Estado do Pará.

A realização se tornou possível através da parceria firmada com sete prefeituras da região (Areia, Pilar, Santa Rita, Lucena, Rio Tinto, Mamanguape  e Jacaraú) e universidade Federal da Paraíba, através do Centro de Ciências Agraria-CCA/Areia.

A ação e planejamento ficou por conta da  APL- M PB – Arranjo Produtivo Local da Mandiocultura do Estado da Paraíba, formado por um conjunto de municípios, de instituições públicas e organizações da sociedade civil organizada.

Foram  adquiridas as seguinte manivas sementes: BRS/cultivares da EMABRA; Novo Horizonte;  Kiriris; Dourada e Formosa. Além das cultivares,  adquiridas através do processo de compra, recebemos como doação e brinde, a BRS/cultivar a Poti e a BRS/cultivar Mari.

Em 2019, o município de Mari adquiriu 5 BRS/cultivares da EMBRAPA e implantou o primeiro Jardim Clonal de mandioca no Estado, hoje o município dispõe de 10 cultivares de mandioca de mesa (macaxeira) e para indústria (mandioca brava).

Inicialmente as manivas sementes,  não produzirão raízes, a finalidade será a produção de mais manivas sementes. Com a aquisição do material será possível a implantação de jardins clonais em 8 municípios, e cada semente maniva produz cerca de 10 sementes no período de 12 meses

O secretário de desenvolvimento econômico e agrário de Mari  Severino Ramos destacou “ Estamos pensando e plantando o futuro. O município de Mari adquiriu 10 mil unidades (o suficiente para plantar um hectare), em tese, em 2022, teremos manivas sementes para 10 hectares, em 2023 para 100 hectares e em 2024 para 1.000 hectares e assim sucessivamente. Como o município de Mari, segundo o IBGE, tem uma área plantada de 1.300ha, em 2024, 80% dos nossos produtores de mandioca/macaxeira estaria utilizando as BRS adquiridas do projeto RENIVA/EMBRAPA “

O prefeito do município de Pilar enfatizou “Foi dado um passo importante de uma grande caminhada que é de melhorar a vida do homem do campo, com a introdução desse trabalho estratégico que também trás a certeza de mais comida em nossas mesas”.

O evento contou com a presença dos representantes das prefeituras parceiras, do Banco do Nordeste, SENAR, IDEP/UFPB e do CCA/UFPB, recepcionados  com um café da manhã, fornecido pelo Bistrô Rural do grupo de Mulheres Sementes da Terra, com delicias produzidas à base de mandioca/macaxeira.

Da Redação PB Cidades com assessoria

Secretaria de desenvolvimento econômico e Agrário de Mari

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.