Últimas Notícias

Senador em 2022: Cássio ou Ricardo? “Duelo de Gigantes” – Por Gildo Araújo


 A semana passada foi marcada por novos episódios políticos que mexeram com os nervos do povo paraibano, apesar de todas as dificuldades enfrentadas pela pandemia da Covid-19. O protagonismo foi marcado pelo ex-governador Ricardo Coutinho que apareceu na mídia declarando que seria candidato ao Senado Federal; concomitantemente, o também ex-governador Cássio Cunha Lima usou suas redes sociais para especular sua volta ao cenário político como também possível candidato ao Senado. O fato sacudiu as mais diversas manifestações, e até fustigou a grande imprensa, onde uma enquete sobre o tema foi realizada para entender o comportamento espontâneo do público.

A enquete foi realizada pela Rádio Arapuan através do programa “Paraíba Verdade”, comandado pelos âncoras da emissora, Gutemberg Cardoso, Clilson Júnior e Luís Torres, cujos resultados apontaram os dois principais favoritos à frente: Ricardo Coutinho e Cássio Cunha Lima.

Ao que parece, com o avanço cada vez mais evidente da reeleição do governador João Azevedo, os prognósticos políticos até agora apresentados, assim como as emoções e expectativas das eleições de 2022, deverão ficar mais concentrados pelas disputas da vaga ao senado federal em que poderão se reencontrar os dois ex-governadores da paraíba, Cássio Cunha Lima e Ricardo Vieira Coutinho.

Será um “duelo de gigantes” da política paraibana, pois trata-se de dois ex-governadores que fizeram história no Estado da Paraíba, mas que precisam de forma urgente voltar à cena política para não correrem o risco de ficar no ostracismo e caírem na escuridão popular.

Sem sombras de dúvidas, será um momento em que os paraibanos, mesmos aqueles mais jovens, irão sanar suas dúvidas durante os debates entre os dois maiores protagonistas políticos do Estado nos últimos 12 anos.

A propósito, seria deveras salutar para o povo assistir os embates em que poderíamos ver o ex-governador Cássio Cunha Lima esclarecer sobre os fatos das eleições de 2014 em que (alega-se) foi vítima de uma possível fraude eleitoral, o que lhe levou a uma derrota ao Governo da Paraíba, frente ao seu maior algoz político, o ex-governador Ricardo Coutinho.

Já para o ex-governador Ricardo Coutinho, seria um momento ímpar para passar a limpo o seu possível envolvimento em atos de corrupção praticados durante suas gestões, assim delatado por parte de seus principais assessores, o que lhe custou a prisão pela Polícia Federal desencadeada pela “Operação Calvário”. Em uma situação normal, talvez essas candidaturas fossem de fato bastante interessante, pois enriqueceria ainda mais os embates democráticos, mas sabemos que, no caso de Ricardo Coutinho, essa perspectiva é um pouco utópica diante das acusações que lhes são imputadas tanto pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), com várias contas rejeitadas, quanto pelas instâncias judiciais em que, muitas vezes, o impedem de até mesmo sair dos seu domicílio.

Quanto ao ex-senador Cássio Cunha Lima, ele tem uma situação mais confortável, pois pode ser candidato a quaisquer cargos políticos, o que lhe dá uma rápida vantagem em se tratando de ser ou não ser candidato.

Numa visão geral, vê-se que ambas as candidaturas, pelo histórico, relevância, e até pela rivalidade, poderão ofuscar as pré-candidaturas de Efraim Filho e Aguinaldo Ribeiro ao Senado Federal, já que vivenciávamos os tempos áureos do acirramento do “cordão azul versus cordão encarnado (vermelho)”, ou seja, adrenalina pura durante toda a campanha eleitoral.

Por fim, vemos que a população já está “enlouquecida” para ir às ruas, pois não suporta mais o enclausuramento e ainda chega um estímulo dessa natureza (a possível disputa Cássio/Ricardo novamente), aí assanha tudo novamente. Imagine quando passar essa fase pandêmica… Pelo jeito as eleições de 2022 prometem uma participação bastante efetiva do povo nas ruas, e para colocar mais combustível na fogueira, eis que surge a possibilidade de termos uma disputa que só em se especular já criou um verdadeiro frenesi na população paraibana. Haja coração para tanta emoção.

Da Redação

Com jornalistagildo.blogspot

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.