Últimas Notícias

Após um ano e cinco meses de pandemia, números de casos e mortes têm forte tendência de queda

 


Até a última terça (17), foi registrada no sistema de informação SI-PNI a aplicação de 2.922.762 doses de vacina, uma alta de 38% em um mês.

Portal Correio acompanha diariamente os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) sobre o coronavírus na Paraíba. O primeiro caso suspeito do novo vírus no estado, causador da Covid-19, foi notificado no dia 26 de fevereiro de 2020. O primeiro caso confirmado do patógeno ocorreu no dia 18 de março de 2020, referente a um homem de 60 anos, residente no município de João Pessoa.

Nesta quarta-feira (18), a pandemia completa 1 ano e 5 meses na Paraíba. Com a ampliação dos públicos vacinados e mais de 70% da população parcialmente imunizada, os números de casos e mortes apresentam uma tendência mais forte de queda. Além da vacinação, gestores públicos continuam implementando medidas de combate por meio de decretos com restrições e obrigações que devem ser mantidas pela população.

Até essa terça (17), foi registrada no sistema de informação SI-PNI a aplicação de 2.922.762 doses, uma alta de 38% com relação ao mês de julho deste ano. Até o momento, 2.081.232 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 841.530 completaram os esquemas vacinais, em que 779.569 tomaram as duas doses e 61.944 utilizaram imunizante de dose única. A Paraíba já distribuiu 2.672.955 doses de vacina aos municípios.

Veja abaixo gráficos dinâmicos que mostram todos os detalhes da evolução do vírus na Paraíba, com atualizações feitas a partir de divulgações diárias da SES. Arraste a seta sobre os gráficos para ver os dados.

A escala logarítmica apontou ‘platô’ na curva, ou seja, uma tendência de aumento menor no número de casos. Porém, no começo de 2021, os números voltaram a subir, e agora revelam forte queda. A linha alta e crescente da vacinação é o destaque.

O maior número de casos diários foi identificado pela SES em 19 de junho de 2020, quando a Paraíba contabilizou 3.285 confirmações. O gráfico apontava uma tendência de queda nesses registros diários, voltou a trazer números mais altos, mas agora esses dados estão novamente em forte queda.

Os picos do número de mortes diárias causadas por coronavírus na Paraíba eram em 25 de maio de 2020 e 5 de junho de 2020, quando a SES registrou 41 óbitos em cada um desses dois dias. Em 31 de março de 2021, esse recorde foi superado e a Paraíba registrou, em um dia, 73 mortes por Covid.

O gráfico abaixo apontou uma tendência de queda na quantidade de pessoas mortas pelo vírus diariamente, depois mostrou nova alta, mas voltou a trazer números muito mais baixos.

Palavras Chave

Comentários

  • Adriana

    Lamento pela sua família Juvenal.
    Mesmo com a vacina o isolamento deve continuar, antes cancelar um CNPJ do que CPF, infelizmente a pandemia tem sido regida, em parte, pelas forças econômicas e esse pensamento responde responde o pq os órgão federais estão trabalhando office home. Os empresários, principalmente os pequenos vêm o lucro acima de tudo e esquecem de priorizar a vida.
    As ongs tem feito o trabalho do Estado, apesar das dificuldades, mas não há como alcançar a todos essa é uma função do governo Federal (independente de quem está à frente), mesmo antes da pandemia o número de miseráveis e analfabetos havia aumentado se essa já era uma tendência crescente, com a pandemia houve um agravamento do quadro, com o grande peso de tantas vidas perdidas.
    Muitas vidas poderiam ter sido salvas se tivéssemos acesso a vacina em tempo hábil e quantidade suficiente, só precisamos de uma política de relações com o exterior condizentes com a realidade.
    Amigos fiquem em casa, todos somos importantes para muita gente. Usem máscaras e álcool gel, mesmo quem já está vacinado.

  • JUca

    Quantas pessoas sem noção e AINDA DISCUTINDO POLITICAGEM SEM FUTURO. SOMOS MUITO POBRES!

  • Rilmar Cunha

    Alguém pode explicar pq todas as repartições públicas federais estão fechadas ou em home office? Pq o presidente não impõe a abertura, se ele diz q a economia não pode parar? Quer dizer que os benefícios do INSS não são importantes para a economia? O governo federal pode parar de pagar a quem deve, já cobrar!

  • Araújo

    Por que será? porque será que os STF atribuiu aos Estados e Municípios o direito de gerir a pandemia e ao Governo Federal só injetar grana?

    • Rilmar Cunha

      Alguém pode explicar pq todas as repartições públicas federais estão fechadas ou em home office?

    • Cleber

      Araujo, quem não faz questão de gerir a pandemia é o se bandido de estimação, chamado de Bolsonaro. Pergunte ao seu Presidente o que é que ele está fazendo para reverter a situação.

  • Luiz Pereira Muniz de Barros

    Quem fecha os vôos internacionais é o governo federal. Mas ele não fechou, pois o presidente, em nome da economia, não quer nada fechado.

  • Thiago Ferreira

    Temos aqui muitos infectologistas, epidemiologistas, sanitaristas, políticos, sociólogos, filosófica, economistas, contadores… Não sei porque o Brasil não vai pra frente.

    • Aderson+Cavalcanti

      São Pedro ,uma vez perguntou a Deus: SENHOR, por que no mundo o qual o SENHOR criou,os países têm todas qualidades de catástrofes, terremotos, vulcões, maremotos etc.,e no Brasil não tem nada disto?
      Deus respondeu:
      _Pedro,tu não sabes a qualidade de gentinha que vou colocar lá…

      • Dantas

        Não tem nada disso na Bilblia Fariseus! Deus tenha Misericórdia de suas palavras!

  • Nildo Vaz

    Meus sentimentos Juvenal pela perda dos entes queridos. Pena que muitos continuam com o pensamento de revolta com os políticos e esquecem que a vida vale mais que qualquer um político. A ciência fala mais alto que qualquer uma fala política. Muitos ainda vão morrer por conta disso. Infelizmente. Que bom que o senhor acordou a tempo.

  • Gutto Guedes

    Gente alguma coisa esta acontecedo na paraiba, veja Manua que estava pior quer aqui, la esta contralado. aqui primeiro caso começou fechar todo, Já era para paraíba esta com caso contralado. E outra né cada testado de obido o estado e prefeitura ganha dinheiro né. O secreteario prepotente Geraldo Medeiros o Governador tem que ter mais tranparência, vai completar 4 messes desempregado aumentado que esta fechado todo. acorda governador.

    • Pedro

      Amigo aqui na Paraíba nunca fechou tudo…. Nunca tivemos isolamento ou distanciamento eficaz…. Tudo faz de conta…. Se realmente tivéssemos implementado essas ações já estaríamos em uma situação mais tranquila…..a população é a maior culpada…cobra dos poderes públicos ações e não faz a sua parte

  • lucia

    É que nossos governantes só olham para as contas bancárias deles e nós que se fofo…..

  • George gomes

    Todo castigo é pouco kkkkkkkkkkk

  • Aristides

    O mundo todo está errado e biroliro correto. Grande estadista, mito!

  • HILTON SILVA SANTOS

    Bom dia engraçado por os número de infectados e morte sao maiores nos estados que sao contra o presidente iso e guerra politica. Outra so morre agora de covid nimguem morre mais de outra doença outra ou nimguem fica mais doente de outra doença .

    • tatiano bilela da mota

      Tem muita gente burra nesse pais, esse tal de Hilton e uma dessas pessoas, é lamentável isto ser brasileiro,por isso estamos nessa merda.

  • O POVO TÁ DE ÔLHO

    Pois é, tive de pegar um UBER que está liberado e vou esperar pra ver se não peguei o vírus, pois o motorista já tinha pego e toda a sua família. É ou não burrice impedir você de andar no seu carro e ter de pegar um táxi ou uber? além do mais, basta fazer uma continha simples para se saber que o vírus vai contaminando um menor número de pessoas com o tempo, não é que ele vai perdendo força não, é simples e lógico.Por exemplo: vamos supor que a polpulação de uma cidade seja de 1.000 pessoas e nos 15 primeiros dias 10% foram infectadas, isso equivale a 100 pessoas não é verdade? nos 15 dias seguintes mais 10% foram infectadas, isso equivale a 90 pessoas não é verdade, isso é diminuiu o número de pessoas, mas vamos lá, nos 15 dias seguintes mais 10% foram infectadas, isso equivale a 81 pessoas não é verdade? então, a medida que a população vai se infectando vai diminuindo a quantidade de pessoas que podem ser infectadas, quando as 1.000 pessoas da população forem infectadas, o vírus já era, não tem mais quem ele infectar e é só quando vai parar, quando infectar a todos, logo, não adianta nada de isolar as pessoas, o contágio já é comunitário, deveriam era ter impedido dos estrangeiros virem para o carnaval aqui no Brasil, foi aí que o vírus se disseminou, aliás, não deveria ter tido carnaval, agora pode fazer São João, São Pedro, e até São João Calvário, a zorra já está aqui e vai pegar todo mundo.

    • Leitor PC

      Existem casos de reinfecção. Os mesmos 1.000 habitantes da tua cidade hipotética podem ser infectados novamente e na segunda ocorrência não se descarta o óbito, o que derruba essa “tese”. Melhor evitar se contaminar mesmo, colega.

  • OLIVEIRA

    MINAS GERAIS tem 5 VEZES a POPULAÇÃO da PARAÍBA, tem um CLIMA FRIO, está no meio de 4 ESTADOS mais POPULOSO como, BAHIA, RIO DE JANEIRO, SÃO PAULO e GOIAS.
    MINAS GERAIS está MUITO mais VULNERÁVEL ao CORONA VÍRUS do que a PARAÍBA, e qualquer outro ESTADO do NORDESTE.
    Não temo como ENTENDER e NÃO ACREDITAR NESSES CASOS de CORONA VÍRUS da PARAÍBA, PRINCIPALMENTE as MORTES que ESTÃO ACIMA do ESTADO de MINAS GERAIS.
    Já TEMOS vários ESTADOS que ESTÁ COMPROVADO a MANIPULAÇÃO nos NÚMEROS dos CASOS.
    ****GENTE, SERÁ QUE O GOVERNO DA PARAÍBA ESTÁ MOSTRANDO A VERDADE ****

    • Gilberto Silva Neto

      Acorda!! Os números de Minas Gerais já estão contestados.. os números aqui na Paraíba estão mais próximos da realidade porem pode ter certeza que na realidade os números são ainda maiores.

      • ac

        O sistema sempre foi falido com O suposto roubo das OS de Cabral associada à gestão do PSB que financiou diversas dessas caricaturas de lideres, ficou pior, quando contabiluzado o imenso roubo dos governos petistas, mas a culpa é do Bozo, na opinião dos jenyus políticos, que celebrando um ladrão como líder da seita.

        • Nailson

          A culpa sempre é do bozo, já já a culpa da explosão no Libano é do bozo, pior é ver uns doentes, massa de manobra que, perderam a mamatinha e ficam agora querendo devolver o poder pra o ladrão

    • Mark Viewer

      Muito fácil ter poucos casos oficiais, é só fazer como o MG, testa o mínimo possível.

    • tatiano Vilela da mota

      Aqui na Paraíba está desse jeito mesmo, o Brasil está pegando fogo, e infelizmente se Presidente e ministro da Saúde, não sei a onde vamos chegar, só sei que muitas pessoas Irão morrer.

      • Nailson

        Não esqueça que o STF atribuiu a responsabilidade ao Governadores e Prefeitos, então a culpa é deles…

    • João Paulo

      É verdade, manipulação de dados tanto a favor do governo como contra. Estamos nunha terra sem lei, sem um líder no país

    • Pedro

      Simples explicar …. Basta não testar o número de casos cai…..ver a ocupação em Minas como ta será o novo epicentro

  • Rogerio

    Aos que insistem em faltar com a verdade, vários são os relatos de melhoras com o medicamento. Deixem de ser hipócritas pois se pegarem a doença irão tomar que medicamento? Esperar a vacina?

    • Gilberto Silva Neto

      Quando não existe medicamento para a doença os médicos tratam os sintomas na esperança de dar tempo para o sistema imunológico do paciente conseguir reagir.

  • Edileusa

    Tenho uma irma médica que vem tratando todos da família com o protocolo da hidroxicloroquina com azitromicina. Na nossa família já houve 8 casos positivos p o covid, inclusive eu e meu esposo. Tive um comprometimento de apenas 25% do pulmão. Já meu esposo a pneumonia foi mais seria comprometimento de 40 % do pulmão, porém iniciamos o uso da medicação já citada nos primeiros três dias. Importante frisar que meu esposo tem mais de 100 quilos é invertendo, tem 54 anos, porém ninguém da família chegou a precisar de internamento. Essa medição que estar gerando tanta polêmica sempre foi usada sem receita controlada, para diversas doenças, nunca soube que matava ninguém. Inclusive uma colega de trabalho usa há três anos p artrite reumatoide. Estar viva até hoje.

    • José Ricardo

      NOSSA É UM VERDADEIRO MILAGRE! Sabe qual foi o motivo de Jesus ressucitar e voltar aos céus? Um remédio hebraico chamado תקוע בפי הטבעת שלך, que mais tarde viria a ser usado pelos cristãos ortodoxos como a fórmula mais primitiva da hidroxicloroquina! Nosso santo remédio não é apenas a descoberta do ilustre Jair Messias, é também um milagre enviado dos céus para curar as chagas que o inferno espalhou sobre a terra. Louvado seja o nosso presidente!

  • creusolita de almeida cavalcante

    ESTOU CONFUSA, POIS NO TEMPO DA EPIDEMIA DA ZICA, A CLOROQUINA FOI BASTANTE USADA E DEU CERTO. GRAÇAS A DEUS. INCLUSIVE HÁ UM VÍDIO NA INTERNETE- REDE GLOBO- SITUANDO ESSA QUESTÃO. COMO SOU LEIGA- NESSA ÁREA- , TENHO 81 ANOS DE IDADE, PORTANTO ESTOU NO GRUPO DE RISCO. SE A CLOROQUINA FOI UTILIZADA COM AS GESTANTES COM ZICA, NÃO SEI O PROCEDIMENTO AGORA. ATENCIOSAMENTE CREUSOLITA

    • Juliano

      A cloroquina é um medicamento indicado no tratamento da malária e não existe eficácia comprovada contra o COVID-19 até o momento. Informações da OMS.

      • Marc Bill

        Espero que não precise, mas caso necessite, dispense a cloroquina, pois “ela não é eficaz”.
        Acreditar na OMS, só louco!

        • Sérgio Magalhães

          Com certeza o presidente e os médicos do SUS alinhados com seu discurso têm mais propriedade pra atestar verdades que a OMS. Parabéns amigo.

          • Nailson

            Acho engraçado são esses que dizem que a cloroquina não tem eficacia mas quando estão doentes são os primeiros a tomar, OMS é de muita credibilidade, que diga suas contravenções, simples não tome caso seja infectado…toma quem quer

  • José da Silva Neto

    Pelos comentários, dá para se ver que o Brasil vai se tornar o epicentro da pandemia logo, logo!

  • Lilian

    O uso de cloroquina é usado em várias outras doenças como lúpulos, malária e ninguém nunca morreu agora vem com história que mata e que tem efeito colateral,se fosse assim até pouco tempo era vendido sem receita acho muito estranho!!!

    • Andrei

      Você trataria asma com um medicamento indicado para diarreia em recém-nascidos? Pois é. Até que se prove eficácia, não deve ser receitado ou indicado. Isso se chama base científica.

      • LJ Santos

        Com a palavra, médicos famosos, incluindo um ex-ministro da saúde que se trataram com o politicamente incorreto medicamento.Ciência não é um bloco de coerência, pois é feita por pessoas de boa e má fé…O principio de que se conhece a árvore pelo fruto, também se aplica a tratamentos com técnica científica.

        • Mário Chagas

          Me traga evidências científicas e a gente encerra a discussão por aqui. Enquanto isso, é a palavra de um contra a do outro. Ou a minha contra a sua. Isto se resolve com pesquisas e fatos, não com opiniões e achismos de “um médico famoso”.

          • Nailson

            Muito simples, caso seja infectado não toma p.rr., deixa pra quem quer tomar e pronto, ,muito mi,mi.mi…

  • VANDA DE MIRANDA SOUZA PINTO

    SOU APOSENTADA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇAO , TRABALHO DESDE DE 14 ANOS DE IDADE. TENHO 57 ANOS ,O MEU PLANO DE SAÚDE É O SUS.EM BELO HORIZONTE HÁ HOSPITAIS PARTICULARES QUE SEGUEM O PROTOCOLO DA HIDROXICLOROQUINA E MUITOS PACIENTES FORAM SALVOS . EU TAMBÉM QUERO TER O MESMO DIREITO QUE ELES TIVERAM.TODOS BRASILEIROS TEM O DIREITO DE TENTAREM SALVAR SUAS VIDAS.GOVERNO NENHUM PODE NEGAR ESSE DIREITO.NÃO IMPORTA SE É DIREITA, ESQUERDA PRA CIMA PRA BAIXO OU DE LADO.NÃO IMPORTA.TEMOS QUE TENTAR E USAR TODOS OS RECURSOS DISPONÍVEIS.ESPERO QUE ESSE PROTOCOLO NÃO DEMORE MUITO OU SERÁ TARDE DE MAIS….

    • CARLOS

      Vanda, sou médico e contra o uso da hidrocloroquina nos pacientes acometidos por covid 19, desça desse palanque do Bolsonaro, a Cloroquina prejudica ainda mais, trazendo efeitos colaterais gravíssimos e culmina a morte, hepatite fulminante,.arritmias entre outras. Sugiro que a senhora procure ler minuciosamente e tenho certeza que vai mudar de opinião. O Brasil está triste com tudo isso,.mas vai passar, se Deus quiser.

      • Jailton O F

        Sr. Carlos, boa tarde!
        Não sou médico, não sou dá área de saúde, sou um mero candidato a ser contaminado (assim como todas as demais pessoas), e não sou o dono da razão, como me parce que o Sr é. Gostaria que compreendesse que esse é um vírus novo e desconhecido, portanto requer um tratamento ainda totalmente desconhecido mas que deve ser desenvolvido, e não existe formula mágica ,que vai sair no seu colo. O fato é que a exemplo da Espanha (que é o que se tem notícia), o protocolo daquele país foi utilizado numa cidade do interior do Piauí (município de Floriano). O fato é que todos os que precisaram foram tratados com a hidroxicloroquina (não é a cloroquina), com variações controladas de dosagens e observando os devidos estágios, além de combinações com outros medicamentos (como a azitromicina), e o resultado é que a fila de pacientes foi zerada e todos os tratados foram curados.
        Isso é uma evidência ? Não sei. Mas é um indicio de possível caminho para tratamento.
        E porque não colocar no protocolo do MS como uma possibilidade para tratar pacientes acometidos pelo vírus.
        No Estado do Amazonas a hidroxicloroquina e tomada de maneira rotineira por pessoas acometidas pela malária (por exemplo), repito… rotineiramente.
        E isso não é palanque! Quem está querendo politizar é o senhor.
        Por favor, como médico, honre o seu juramento de salvar vidas, porque com esse pensamento, o sr nega a viabilidade de um caminho de tratamento a quem precisa. Que Deus o abençoe.

        • Sandra

          Se você não é médico, não sei o que diabos está fazendo aqui querendo dar opinião sobre algo que não é da sua área de domínio. Abstenha-se, divague menos e leia mais. Quando tiver algo concreto a dizer, a gente prossegue.

      • Valeria

        É as pessoas.que usam a cloroquina para outras doenças. ELAS MORREM? Ou isso so vai acontecer em quem utilizar para o covid19? Quero muito.entender.o posicionamento.dos médicos quanto a isso. Entendo que não é todos que poderão utilizar, mas essa.conversa que.nao é bom porque.causa disso ou daquilo, não me convence. PORQUE.SE EU TIVER COM MALÁRIA O REMEDIO É ESSE E SEI DAS CAUSAS, MAS SE FOR PARA A COVID NAO PODE.

      • Luiz

        Carlos, se puder repasse esse seu relato ao Dr David Uip, um dos melhores infectologistas do Brasil e ao Dr Kalil cardiologista renomado que não tiveram acesso a sua postagem e não é que ao contrair coronavirus tomou e já estão prontos pra luta. Ufa! Foi por pouco.

      • Maria das Neves lira

        Falou tudo, doutor. Cloroquina comprovadamente faz mal. Deve ser usado somente por lunáticos bolsominions, que seguem o seu “miNto” em qualquer situação tosca.

        • Nailson

          Então caso seja contaminada não tome, simples, deixa pra os que querem kcet

  • Dimas Bernardo da Silva

    Não entendo porque de 10 óbitos 9 é em hospital público, se o governador recebeu verbas para comprar de medicamentos será que o povo não está vendo isso.

  • Vagner Fransozi

    Corrigir o grafico o percentual de homens ta acima de 100% na soma

    • Marcos Antonio Reis Bonifacio de Albuquerque

      Agora tá OK, como diz um conhecido cientista. 50 + 50 = 100

  • Antônio Roberto

    Eu estou interessado em saber qual o tratamento que está sendo receitado para as pessoas curadas! Se tem pessoas curadas a doença já tem a cura.

    • José da Silva Neto

      Santa ignorância!

    • Antonio Bezerra Neto

      O tratamento é o próprio sistema imunológico da pessoa. Que se cura sozinho a despeito de tomar ou não Cloroquina. Talvez a Cloroquina só dê mais trabalho para ele se curar. Santa Ignorância!

    • Basílio

      Tem cura pra burrice, posso te passar a receita. Amigo meu se curou e disse que qualquer um consegue.

  • beatriz

    as pessoas não tem noção deste desconhecido inimigo pois ele não escolhe grupo etário só ataca.

  • José Alberto.

    As celebridades, ou seja governadores, prefeitos e procuradores , estão pregando isolamento total. Vejam em S Paulo , implantaram o rodízio de veículos , o que aconteceu , aumentou o número de usuários no transporte público. Hoje no noticiário , teve uma dessas celebridades , propondo a suspensão do trem de Cabedelo / Santa Rita , quem só poderá usar , são os funcionários que trabalham saúde. Pergunto as pessoas , que trabalham em áreas essenciais , como supermercados, bancos , lotéricas , oficinas mecânicas , etc , se não tiver o trem , qual será o transporte público. Outra o nosso grande prefeito , suspendeu o comércio do pequenos feirantes externos nos mercados públicos e feiras livres , dos menos favorecidos. Sabe o que vai acontecer , os supermercados vão ficar mais cheios. Autoridade vamos deixar de hipocrisia, a maior parte da população são pessoas humildes que precisam trabalhar para sobreviver.

    • MANUEL

      Eu sou a favor das feiras livres, com todo aparato de segurança, com mascaras e higienização nos setores

    • Marcos Antonio Reis Bonifacio de Albuquerque

      Meu caro. segundo dados científicos e estatísticos, repito, científicos, asseveram que 10% dos infectados precisarão de cuidados hospitalares. Esse público, como já vemos, engloba idosos e jovens. O próprio inominável diz que 70 a 75% da população será infectada. Considere a população do Brasil 230.000.000. 10% disso vai dar 161.000.000 pessoas. Logo, 10% disso, ou seja, 16.100.000 pessoas precisarão de cuidados médicos. Imagine esse número de pessoas irem ao mesmo tempo ao sistema de saúde! Tem noção? COLAPSA. Não se trata de jovem e idoso. A questão é se o sistema aguenta ou não uma demanda desse porte. E nesse caos, muitas pessoas morrem por falta de assistência. Precisa desenhar?

  • Felipe

    Creio que poderia ser mais severa a fiscalização para o comércio das feiras livres , um exemplo é a feira central de campina grande que a um grande fluxo normalmente está funcionando e já existem vários casos congirmados lá e ninguém toma nem uma providência , maioria dos que testaram positivo são vendedores de roupas comércio que já era para está fechado assim como as lojas de rolpa do centro da cidade

  • MANUEL

    Parabéns pelos gráficos, outros sites não mostram detalhadamente assim.

  • Edson

    O vírus existe o que está , estranho é os números infectados no Brasil, pois 25 Abril, os números de infectados era de 40mil , hoje está em 155mil infectados, do jeito que vai , já vou dá a narrativas das reportagens, Brasil foi o segundo país no mundo casos de Covid19,

  • Edson

    O vírus existe o que está , estranho é os números infectados no Brasil, pois 25 Abril, os números de infectados era de 40mil , continua isolamento, hoje está em 155mil infectados, do jeito que vai , já vou dá a narrativas das reportagens, Brasil foi o segundo país no mundo casos de Covid19,

    • George

      Os números continuam mostrando que não estamos fazendo o isolamento da maneira correta meu amigo! Mesmo que estivesse disponível testagem em massa o brasileiro é uma mísera ,continuam tomando uma no boteco da esquina e falando merda na porta de casa.

  • Prof. Ambrósio Elias

    O gráfico de setores que representa SITUAÇÃO DOS PACIENTES COM CORONAVÍRUS NA PB tem soma dos percentuais igual a 101%. Sugiro conserto. Abraços!!

    • Kkkkk

      Meu amigo, mero efeito de arredondamento dos números parciais. Detalhe irrisório para a informação relevante trazida pelo gráfico.

  • Luiz Mattos

    EITA “SEO” JUVENAL,VAI VOCÊ PEGAR O VÍRUS JUMENTO.

  • Caio Vinicius da Silva

    Bom trabalho. Poderia acrescentar o gráfico da faixa etária das mortes por Covid-19.

  • Juvenal

    Acredito que radicalizar mais só vai causar mais mortes, Sol e ar puro são remédios mais eficazes, deixa em casa os mais velhos e os de fora do grupo de risco vai trabalhar e que mais gente pegue logo esse vírus, pois retardar sua contaminação é que esta fazendo com que o Brasil tenha tantas mortes, radicalizar vai matar mais como na Italia.

    • Marcos Antonio Reis Bonifacio de Albuquerque

      Creio que o objetivo de retardar o contágio é só e somente só não colapsar o sistema. Se todos saírem, como sugerido, morreremos não de COVID-19 mas por falta de atendimento com COVID. Infelizmente não existe campo de concentração para “velhos”, quando os mais novos saem, entram em contato com os seus familiares, inevitavelmente. E por fim, a doença inicialmente elitista tornou-se democrática, mas só no contágil, porquanto na letalidade ainda continua burguesa.

    • Juvenal

      Na verdade eu desfaço o que disse anteriormente, falei besteira. Duas pessoas da minha família faleceram nestes 15 dias. Fiquem em casa, respeitem o isolamento, nenhum remédio vai trazer essas pessoas de volta.

      Da Redação
      Com Portal Correio

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.