Últimas Notícias

Estado deve iniciar vacinação em adolescentes a partir de setembro, diz Geraldo Medeiros


 O secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, disse nesta sexta-feira (20) que a vacinação em pré-adolescentes e adolescentes, de 12 a 17 anos, só pode ser aplicada nesse público quando for concluída a vacinação em primeira dose da população a partir dos 18 anos.

A vacinação da população de 18+ deve ser concluída em setembro, segundo o secretário. Com isso, terá início  a vacinação da faixa etária de 12 a 17 anos, com comorbidade.

A vacinação desse grupo foi aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB). A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado, na edição desta sexta-feira (20).

De acordo com Geraldo Medeiros, a vacinação desse grupo só será efetivada após o término da vacinação da faixa etária de 18 anos mais e quando o Ministério da Saúde enviar doses específicas para esse grupo etário.

“Por enquanto continua tudo como era antes. Terminar de vacinar a população de 18 anos a 59 anos e aí sim, após o término desta população, haverá o início da vacinação de pré-adolescentes e adolescentes de 12 a 17 anos com fatores de comorbidade, inicialmente. Seguiremos, como sempre seguimos, com o programa nacional de imunização”, ressaltou o secretário.

 

 

Cabedelo
Ontem (19), a Prefeitura de Cabedelo anunciou para hoje (20) o início da vacinação em adolescentes de 17 anos de idade com deficiência ou comorbidades. Entretanto, mesmo com a vacinação aprovada nesse público pela Comissão, as doses só podem ser aplicadas nesse público quando for concluída a vacinação em primeira dose da população a partir dos 18 anos.

Em alguns municípios a vacinação está mais avançada, segundo o secretário em decorrência do envio de doses do Programa Nacional de Imunização. Cabedelo é um dos municípios que está avançado, o que ocorre, segundo Geraldo Medeiros, pelo fator de ter muitos moradores temporários, que são os veranistas, que se vacinam, geralmente, em suas cidades de origem.

O secretário acredita que a vacinação do público de 12 a 17 anos seja iniciada no próximo mês em todos os municípios.

“Não será agora que iniciaremos a vacinação desse grupo etário. Essa resolução é apenas o planejamento da Secretaria Estadual de Saúde para que no momento que o Ministério da Saúde enviar as doses nós já estaremos com a deliberação pronta e iniciarmos imediatamente a vacinação dessa faixa etária”, completou.

Da Redação
Com Parlamento PB

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.