Últimas Notícias

Secretaria de saúde de Mari promove oficina de implantação do Prontuário Eletrônico – Informatiza


 Na última quarta (11)  a secretaria de saúde de Mari reuniu profissionais de saúde para treinamento e capacitação que vão promover a integração do sistema com a informatização de todos os PSFs do município  e a implantação do prontuário eletrônico do cidadão.

O prontuário eletrônico é um repositório de informações mantidas de forma eletrônica. Nele serão armazenadas as informações de saúde, clínicas e administrativas, originadas das ações das diversas categorias profissionais. O prontuário eletrônico é uma ferramenta de organização do processo de trabalho, os dados dos cidadãos ficarão todos no mesmo lugar, e todos os profissionais de saúde poderão acessar as informações.

O prontuário eletrônico vai facilitar o trabalho para os profissionais de saúde, conta com um padrão para as informações que devem ser lançadas de acordo com condições avaliadas, Isso associado ao fato de todas as letras serem legíveis, o que acaba diminuindo o tempo de cada consulta. é uma ferramenta de organização do processo de trabalho, já que, além de gerenciar filas do sistema, ele também fornece as informações dos cidadãos acompanhados e permite o planejamento de ações da equipe

Para a gestão, será uma ferramenta de acesso aos dados consolidados ou individualizados produzidos pelas equipes, acompanhamento dos processos de trabalho com dados qualificados para subsidiar o planejamento das ações. Vai permitir a diminuição do tempo de registro dos atendimentos e melhora do fluxo de pessoas na unidade de saúde, a extinção da necessidade de sala de arquivo, e  o registro seguro dos dados, com  facilidade de serem restaurados, caso se percam os originais ou ocorra algum acidente.

Para o cidadão, o prontuário eletrônico será usado como ferramenta de segurança do paciente, porque permite um bom registro clínico e melhora o compartilhamento dos dados entre profissionais. Dessa forma, facilitará a revisão e discussão de condutas clínicas pela equipe de saúde, além de restringir o acesso aos dados clínicos do cidadão e somente os profissionais de saúde cadastrados terão acesso. Outra vantagem é que, com o prontuário eletrônico, não há mais o problema de a letra ser ilegível, e o paciente não corre mais o risco de entender errado o que foi escrito na prescrição, oferecendo total  segurança por não ter risco de perder dados por degradação física, química ou biológica do papel ao longo do tempo, além de permitir que se faça o backup dos registros.

A oficina foi realizada no salão de eventos W Maison, foi conduzida pela secretária de saúde Emanuelle Chaves e contou com a presença do secretário adjunto Nilcélio Antônio e coordenadores dos setores de saúde. Os trabalhos foram interrompidos por alguns minutos onde todos degustaram um delicioso café da manhã.









Da Redação
Com Assessoria de Comunicação–Secretaria Municipal de Saúde de Mari

 






O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.