Últimas Notícias

Secretaria de Saúde institui pagamento de bonificação do Previne Brasil aos profissionais de saúde


Na última quarta-feira (11) a secretária de saúde de Mari Emanuelle Chaves apresentou aos profissionais de saúde os indicadores do programa Previne Brasil e destacou a importância do cadastramento e alimentação dos dados dos pacientes no programa e-SUS do Ministério da Saúde, durante os atendimentos.

A proposta do programa tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.

O programa Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2979, de 12 de novembro de 2019.  O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: captação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.

A Captação Ponderada é o financiamento por pessoa cadastrada por cada equipe de Saúde da Família.

Outro componente que faz parte da transferência mensal aos municípios é o pagamento por desempenho. Para definição do valor a ser transferido neste componente, serão considerados os resultados alcançados em um conjunto de indicadores que serão monitorados e avaliados no trabalho das equipes.

Os incentivos para ações estratégicas abrangem características específicas de acordo com a necessidade de cada município ou território. Esses incentivos contemplam a implementação de programas, estratégias e ações que refletem na melhoria do cuidado na APS e na Rede de Atenção à Saúde.

Após a demonstração das metas por equipe, a secretária Emanuelle firmou compromisso de bonificar os profissionais de saúde com o rateio de parte dos valores recebidos pelo cumprimento das metas.

A reunião foi realizada no salão de eventos W Maison, contou com a presença dos profissionais do Espaço Saúde e PSFs do município. Participaram da reunião o secretário adjunto Nilcélio Antônio e coordenadores dos setores de saúde. Ao final, foi servido um delicioso lanche.








Da Redação
Com Assessoria de Comunicação–Secretaria Municipal de Saúde de Mari


O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.