Últimas Notícias

Mari: CAPS-I promove Campanha Setembro Amarelo em valorização da vida; confira fotos!


 Na última quarta (15), O Centro de Atenção Psicossocial- CAPS-I Mari/PB, promoveu através da Secretaria Municipal de Saúde, intervenção alusiva à campanha Setembro  Amarelo.


A ação foi  planejada por toda equipe da unidade, e foi realizada para os usuários, seus familiares e/ou responsáveis. Contou com  apresentações musicais e teatrais, com participação da equipe e dos usuários, e palestra psicoeducativa com o tema: “prevenção ao suicídio e valorização da vida” , ministrada pela médica psiquiatra da unidade ,Dra Luana Polari.

Em momento de muita emoção, os usuários  expuseram suas experiências de vida antes, e após o tratamento e acompanhamento do CAPS, sensibilizando  a maioria dos presentes

Após as apresentações, todos participaram de um momento simbólico na área externa do CAPS, soltando balões amarelos que representavam, naquele momento, suas dores e sofrimentos.

Ao soltarem os balões, liberando toda carga  emocional, juntos, falaram em voz alta: “NÃO AO SUICÍDIO E SIM À VIDA!”, finalizando com a música de Gonzaguinha “O que é , o que é? (“Viver e não ter a vergonha de ser feliz “)

No encerramento da intervenção Psicossocial, foi servido um delicioso lanche e  distribuído  brindes alusivos à temática do Setembro Amarelo.

Durante a realização do evento, foram cumpridos os protocolos sanitários  como o uso de álcool em gel, uso de máscara, e reforçada a recomendação sobre a importância de manter os cuidados preventivos ao coronavírus, e os cuidado com a higiene em geral.

As ações com o tema “prevenção ao suicídio e valorização da vida” seguem durante o mês de setembro  com a realização de oficinas terapêuticas com os usuários de forma reflexiva, lúdica e esclarecedora. Sexta (17),  foi promovido um passeio terapêutico com os usuários e toda equipe ao Balneário O Lebrão, onde todos puderam desfrutar de  momentos de lazer e socialização, com a realização de torneio de futebol e dança.

“Essas ações preventivas  são importantes e fundamentais. Há informações de órgãos de saúde que houve um aumento significativo de tentativas e suicídios cometidos durante o período da pandemia do novo coronavírus (Covid -19), e o crescimento e agravamento de transtornos mentais e      estresse, gerados pela pandemia” destacou a coordenadora do CAPS Mari, Letícia Moura.







                          
*Com informações de Letícia Moura
Da Redação
Com  Assessoria de Comunicação – Secretaria Municipal de Saúde de Mari
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.