Últimas Notícias

Paraibanos brilham na final do futebol de cinco, vencem Argentina e ajudam equipe brasileira a ganhar o ouro em Tóquio

 


Pela quinta vez em cinco edições da modalidade nas Paralimpíadas o Brasil conquistou a medalha de ouro no esporte.

Pela quinta vez em cinco edições da modalidade nas Paralimpíadas o Brasil conquistou a medalha de ouro no futebol de cinco (para atletas cegos). E justamente sobre o maior rival, a Argentina. Com um golaço de Nonato no segundo tempo, a seleção levou o título na arena Aomi, em Tóquio, sem ser vazada e se manteve intocável no megaevento.

O paraibano Luan Lacerda, goleiro da seleção, salvou o Brasil duas vezes nas primeiras chegadas da Argentina. O Brasil respondeu com Paraná, que fez grande jogada individual e acertou a trave. Pouco depois, Ricardinho chutou na rede pelo lado de fora. Nos segundos finais, Ricardinho e Jefinho ainda deram mais dois chutes, mas nada de gols. 

O início do segundo tempo teve poucas chegadas com perigo ao ataque e marcação forte. A melhor oportunidade até então foi com Nonato, em chute cruzado desviado pelo goleiro Lencina. 

Pouco depois, o mesmo Nonato fez fila, passando por dois marcadores, e bateu de esquerda no ângulo direito do goleiro argentino para abrir o placar para o Brasil. Com menos de 5 minutos para o fim do jogo, Luan ainda salvou o time brasileiro com bela defesa. Foi só. Vitória e festa brasileira.

Além de Luan, a equipe brasileira pentacampeã contou com grande representação paraibana: o treinador Fábio Luiz, o assistente Josinaldo Costa, o analista técnico Alexandre Sérgio, o preparador físico Edson Gomes, o fisioterapeuta Harekson Barbosa e os jogadores Damião Robson, Matheus Costa, e Jardiel Vieira.

O Brasil jamais perdeu uma partida em cinco campanhas paralímpicas que lhe renderam cinco medalhas de ouro.

O futebol de cinco estreou nas Paralimpíadas em Atenas 2004 e sempre viu o Brasil no topo do pódio. Na Grécia, a vitória foi sobre a Argentina nos pênaltis. Em Pequim 2008, o título veio sobre a China, por 2 a 1. O tri foi garantido em Londres 2012 com um triunfo sobre a França por 2 a 0. Na Rio 2016, o oponente da decisão foi o Irã, devidamente batido na final por 1 a 0.

Na disputa da medalha de bronze em Tóquio, o Marrocos – que havia caído diante do Brasil na semifinal - ganhou a China por 4 a 0 e assegurou lugar no pódio na capital japonesa.

Da Redação
Com Click PB

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.