Últimas Notícias

Cães ‘policiais’ do Congresso são treinados para farejar explosivos


 Sete cães circulam pelos corredores do Câmara e do Senado em treinamento para detectar ameaças.

Quando o acesso ao Congresso Nacional se tornou mais difícil ao público em geral, desde o início da pandemia da Covid-19 no país, as duas Casas legislativas passaram a colocar em prática dois projetos para tornar a circulação mais segura. Senado e Câmara têm diferentes projetos de cães farejadores para assegurar que ameaças não se concretizem. A informação é do R7.

Apesar de ter menos parlamentares, o Senado é a Casa que tem mais cães. No total, são seis cachorros sob os cuidados da Polícia Legislativa, que fazem vistorias nos corredores, nas comissões e dentro do plenário. Nova Yorque, Jethro, Barth, Hummer e Axel estão em diferentes estágios de treinamento. Os mais novos – Nova Yorque, um golden retriever, e Jethro, um pastor belga malinois, estão ainda em treinamento.

O policial legislativo e veterinário Floriano Pinheiro e a também policial legislativa Helena Gomes são os responsáveis por treinar os cães. Pinheiro explica que, apesar de os policiais já terem feito treinamento e os cães já circularem pelo Senado, o processo licitatório para aquisição de materiais de treinamento e alimentação ainda não teve início. Os cães foram adquiridos pelos próprios policiais e são mantidos com doações de parceiros. Segundo o policial legislativo, a presença dos cães já inibe a ação de pessoas que queiram ameaçar o Congresso e os parlamentares.

“Constantemente, o serviço parlamentar é alvo de ameaças terroristas. Então a presença do cão aqui já inibe o perpetrador de [concretizar] alguma ameaça que visa a integridade do prédio, das instalações ou das pessoas que aqui transitam”, explica Pinheiro.

Na Câmara, o projeto é um pouco menor. Apesar de só ter uma funcionária, a golden retriever Margaux é supervisionada e treinada pela policial legislativa Leonela Santos. A cachorrinha, de apenas um ano e meio, passa pelo que a tutora chama de “treinamento artesanal”. Ela explica que por ser sua e por ser a única, por enquanto, no programa, Margaux pode ter um treinamento diferenciado.

“A Margaux está passando por uma fase de treinamento que se chama socialização e dessensibilização. Isso significa que ela está sendo preparada para a rotina e o dia a dia da Câmara. Esse treinamento está sendo de uma maneira muito artesanal, muito tranquila, respeitando toda a fase de desenvolvimento dela e a maturidade dela, por ser o nosso primeiro cão e por ela morar comigo. Então, eu tenho bastante tempo para investir nesse treinamento”, explica Leonela.

Por enquanto, não há previsão para que a Câmara adquira novos cães, mas eles já devem vir treinados e prontos para trabalhar, segundo a policial.

Da Redação

Com Portal Correio

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.