Últimas Notícias

Eleições de 2022 terão nova versão de urnas eletrônicas; conheça diferenças e funcionalidades


 As eleições de 2022 marcarão a estreia de um novo modelo de urna eletrônica. De cara, a mudança visual, já que sai o atual formato com a tela de um lado e o teclado do outro, para um formato de tela acima e teclado abaixo. O modelo foi apresentado nesta segunda-feira (13) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A nova geração da urna utilizará uma bateria diferente, que não requer novas recargas após a urna ser ativada. O modelo anterior exigia uma recarga a cada cinco anos.

Outra mudança está com o processador. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, a nova tecnologia é até 18 vezes mais rápida que o chip presente na urna antiga.

O teclado também foi melhorado e agora conta com botões de duplo fator de contato, o que permite à urna acusar eventuais problemas como mau-contato ou curto-circuito. Essa acusação pode fazer com que o equipamento seja substituído mais rapidamente.

Para quem trabalha como mesário nas eleições, também haverá mudanças. Na nova urna, o terminal é sensível ao toque. Enquanto uma primeira pessoa vota, outra já pode ser identificada pelo mesário, diminuindo assim, em teoria, eventuais filas.

Contundo, as novas urnas não estarão presentes em todas as seções eleitorais. A expectativa do TSE é de utilizar 225 mil urnas eletrônicas do novo modelo. Elas estão em fase de produção. Ao todo, serão mais de 577 mil urnas eletrônicas a serem utilizadas no pleito. Ambas terão o mesmo sistema operacional.

Da Redação

Com Polêmica Paraíba

Com Foto: Divulgação/TSE

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.