Últimas Notícias

Candidaturas laranja: Justiça cassa diplomas de vereador e suplentes de Santa Rita por fraude

 


A juíza Anna Carla Falcão da Cunha Lima Alves acolheu, parcialmente, o pedido para reconhecer a fraude à cota de gênero e determinar a anulação dos votos recebidos pelo PROS, em Santa Rita, declarando a cassação dos diplomas dos eleitos e suplentes, ordenando a mudança no status no sistema CAND/SISTOT para “não conhecido” da referida agremiação partidária impondo ainda, a sanção de inelegibilidade por oito anos, contados a partir do término do mandato pelo qual concorreram apenas para as impugnadas Mariele Narcizo da Silva e Erica Negreiros dos Santos.

O caso se refere às candidaturas laranja de mulheres para completar a cota feminina. Com isso foram cassados todos os eleitos do PROS de Santa Rita, inclusive os suplentes.

Entenda:

Investigações do Ministério Público Eleitoral identificaram que vereadores não receberam nenhum voto, sequer o próprio. Também foram identificados candidatos.com um voto, mas sem terem recebido recursos partidários, ainda outros que não apresentaram sua prestação de contas, ou que receberam o fundo eleitoral e não tiveram as despesas de campanha e terminaram com votação pifia.

Os dados estão disponíveis nas plataformas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) DivulgaCand e Resultados.

Por esses motivos, os indícios apontavam que poderia haver uma irregularidade na candidatura dessa pessoa, tendo ela concorrido apenas de fachada Significa que o candidato entra na disputa do pleito sem a intenção de concorrer, estando ali apenas para desviar dinheiro do fundo eleitoral ou cumprir a cota minima obrigatória de mulheres candidatas no partido.

“Após cessado o efeito suspensivo de eventual recurso, ou do advento do trânsito em julgado, o que ocorrer primeiro, determino a retotalização dos votos com a redistribuição das vagas para o cargo de vereador do município de Santa Rita e demais providências de praxe”, disse na decisão.

Da Redação
Com Mais PB

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.