Últimas Notícias

Presidente Bolsonaro tuíta da Rússia sobre tragédia em Petrópolis


 O presidente também disse que conversou com o governador do Rio e que retorna na próxima quarta.

Presidente Jair Bolsonaro está na Rússia (Foto: Reprodução)

O presidente Jair Bolsonaro publicou no Twitter, na noite desta terça-feira, sobre a tragédia que ocorreu na tarde desta terça-feira (15) em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, que deixou ao menos 24 mortos, segundo o Corpo de Bombeiros, após inundações e quedas de barreiras em diversos pontos.

“De Moscou tomei conhecimento sobre a tragédia que se abateu em Petrópolis/RJ. Fiz várias ligações para os Ministros @rogériosmarinho e Paulo Guedes para auxílio imediato às vítimas, bem como conversei com o @DefesaGovBR, General Braga Neto, que me acompanha na Rússia”, declarou no tuite.

O presidente também disse que conversou com o governador do Rio e que retorna na próxima quarta.

“Falei também para o governador do Rio, Cláudio Castro, que se encontra na região atingida. Retorno na próxima quarta-feira e, mesmo distante, continuamos empenhados em ajudar ao próximo. Deus conforte aos familiares das vítimas”, disse.

O governador do Rio falou da mobilização do Estado e que vai enviar ajuda à região na manhã desta quarta (16).

“Estamos em Petrópolis articulando toda a ajuda necessária neste momento. Na manhã desta quarta-feira, por volta das 6h, os maquinários das secretarias de Infraestrutura e Obras, das Cidades, do Ambiente e de Agricultura, além de equipamentos usados pela @cedaerj, estarão rumo ao município. Só sairemos daqui com o trabalho 100% organizado”, publicou.

O governo do estado também emitiu a seguinte nota oficial:

“O governador Cláudio Castro cancelou sua agenda no programa Governo Presente Médio Paraíba devido às fortes chuvas que atingem a cidade de Petrópolis desde a tarde desta terça-feira (15/02). O governador está a caminho do município da Região Serrana para acompanhar os trabalhos do Corpo de Bombeiros e outros órgãos estaduais.

Até às 20 horas, 120 bombeiros do quartel da cidade já estavam nas ruas e 60 militares seguem em deslocamento para Petrópolis.

Estão sendo enviadas oito ambulâncias para a cidade para atuar no socorro às vítimas.

Dez aeronaves foram disponibilizadas para chegar à cidade na manhã desta quarta-feira.

O 26º BPM (Petrópolis) atua em apoio na operação na cidade em auxílio a órgãos municipais.

Às 22h haverá uma reunião no quartel de Petrópolis com órgãos do Governo do estado para alinhar ajuda em conjunto para intensificar as ações de salvamento.”

Prefeito volta de Brasília
O prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, disse que soube do ocorrido assim que chegou a Brasília e, ainda no aeroporto, já estava providenciando o retorno à cidade serrana.

“Estou aqui no aeroporto de Brasília. Mal cheguei em Brasília e estou voltando por causa das chuvas. Quero dizer pro nosso povo, pra nossa gente, pra aguentar firme. Se Deus quiser essa chuva vai passar. A gente vai conseguir dar uma resposta e se Deus permitir a gente vai recuperar nossa cidade com muita força, muita fé. O governador já entrou em contato comigo e colocou todo o Governo do Estado à disposição. Eu já liguei pra todas empresas e empreiteiros pedindo máquinas, caminhões e pessoal. Enfim, é nesses momentos que a gente cresce. A gente vai se unir, dar a volta por cima e reconstruir nossa cidade novamente. Conto com todos vocês, todos os funcionários, todos os vereadores, essa é a hora de uma união maior. Às 22h eu já devo estar na Comdep e de lá organizando a resposta que a gente tem que estar dando. E se Deus permitir que pare essa chuva”, disse em postagem no Instagram.

Baixa do nível dos rios e corpos encontrados
Com a baixa do nível dos rios, as equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros tiveram mais condições de atender as vítimas. Muitas, não conseguiram escapar da enchente e morreram. Os corpos começaram a ser vistos no começo da noite em diversos pontos do Centro.

Só a equipe de reportagem da Inter TV encontrou 6 das 18 vítimas informadas pelo Corpo de Bombeiros. A Defesa Civil disse que houve dois óbitos, de um homem e de uma mulher, nas ruas Buarque de Macedo e Souza Franco. Os corpos também foram encontrados depois que a água baixou.

A Prefeitura decretou estado de calamidade pública e disse que as equipes dos hospitais foram reforçadas para o atendimento de vítimas. Ainda não há número de feridos, desalojados ou desabrigados.

“Além da Defesa Civil, agentes da COMDEP, de Serviços, Segurança e Ordem Pública, de Obras e de demais áreas do governo seguem no suporte as 95 ocorrências, registradas até o momento”, disse o município.

Nível das chuvas ultrapassou esperado para o mês inteiro
Foram registradas pela Defesa Civil 95 ocorrências, entre os 80 deslizamentos e 11 pontos de alagamentos. Em seis horas, choveu mais que o esperado para o mês inteiro, e o índice de chuva chegou a 259 milímetros.

Da Redação

Com  G1

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.