Últimas Notícias

‘Corrente de retorno’, profundidade e ondas fortes aumentam risco de afogamentos em praias da PB


 Mais de 30 pessoas se afogaram no mar e precisaram ser resgatadas pelo Corpo de Bombeiros nos primeiros meses de 2022.

Mais de 30 pessoas se afogaram e precisaram ser resgatadas do mar em praias da Paraíba nos primeiros meses de 2022. Coqueirinho, no município de Conde, Região Metropolitana de João Pessoa, é a praia com maior número de ocorrências. Tambaba (Conde), Praia Bela (Pitimbu) e Gramame Sul (Conde) também são áreas de risco para afogamentos.

Ao Portal Correio, o tenente Evandro Ataíde, do Corpo de Bombeiros, explica que essas praias possuem mar bastante agitado e com fortes ondas. Além disso, as águas delas ficam fundas para banho a uma distância muito curta da faixa de areia.

A Praia de Coqueirinho tem ainda outro fator de risco: a corrente de retorno. O trecho é perigoso porque os movimentos transversais da água podem carregar uma pessoa para longe da costa em pouquíssimo tempo. Em Coqueirinho, a corrente de retorno é fixa, situada à esquerda das pedras, e seus movimentos podem atingir velocidade de até 3 metros por segundo. Outra corrente de retorno fixa existente no litoral paraibano é a do dique de Cabedelo.

Corrente perigosa em Coqueirinho fica à esquerda das pedras — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros
Área mais segura em Coqueirinho fica à direita das pedras — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Via de regra, uma corrente de retorno pode ser identificada pela coloração da água, que costuma se diferenciar do restante da praia nas correntes de retorno. Outro sinal é a menor frequência ou ausência de quebras de ondas, além da presença de barreira natural ou antrópica, como arrecife, pier, quebra-mar, gabião ou ancoradouro.

As áreas de risco costumam ser sinalizadas, mas o Corpo de Bombeiros alerta para a importância de buscar informações sobre o local que irá frequentar. De preferência, procure praias com presença de guarda-vidas e questione aos profissionais as particularidades da área.

Na Paraíba, pelo menos 10 postos de guarda-vidas são ativados todos os fins de semana. Em épocas em que o movimento nas praias se intensifica, como no Carnaval, esse número pode chegar a 40.

“Nossos postos podem ser vistos de qualquer local da praia para que qualquer banhista identifique nossos guarda-vidas. Os profissionais também são orientados a fazer rondas com frequência, para orientar e tirar dúvidas da população”, diz o tenente Evandro Ataíde.

Guarda-vidas atuam no litoral paraibano — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Neste ano, duas pessoas morreram vítimas de afogamento em praias da Paraíba. O Corpo de Bombeiros realizou, ainda, 31 resgates aquáticos. Dezessete pessoas receberam atendimento pré-hospitalar.

CASOS RECENTES DE DESTAQUE

Orientações gerais para evitar afogamentos

  • Procure praias com presenças de guarda-vidas
  • Caso tenha ingerido bebidas alcoólicas, não entre no mar
  • Ao entrar no mar, não deixe a água ultrapassar a altura da cintura
  • Evite utilizar boias ou flutuadores que dão a falsa sensação de segurança
  • Tenha atenção com as crianças e mantenham-nas a no máximo um braço de distância
  • Não superestime sua capacidade de nadar
  • Nunca nade sozinho
  • Nade longe de pedras, estacas ou píeres

Ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros em 2022

  • Resgate aquático: 31
  • Atendimento pré-hospitalar: 17
  • Busca ou guarda de criança perdida: 21
  • Incidente com caravela/água-viva: 34
  • Afogamento com óbito: 2
  • Informações: 2.800
  • Advertências: 1.100

* Dados levantados até 14 de março de 2022

Da Redação

Com Portal Correio

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.