Últimas Notícias

Festival de Verão Cidades Criativas divulga programação

 


Atividades ocorrem até o dia 19, contando com representantes dos 12 municípios que participam do programa da Unesco no Brasil.

Começa na próxima terça-feira (15) o Festival de Verão Cidades Criativas, evento realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e que reúne música, teatro, dança, cultura popular, cinema, literatura e artes visuais. As atividades ocorrem até o dia 19, contando com representantes dos 12 municípios que participam do programa da Unesco no Brasil. Veja a programação completa.

As atividades envolvem oficinas, seminários, intervenção urbana, gastronomia e artesanato. O Festival de Verão Cidades Criativas acontecerá de forma descentralizada em equipamentos como Pavilhão do Chá, Hotel Globo, Centro Cultural Mangabeira Tenente Lucena e diversos espaços públicos, a exemplo da orla, igrejas e escolas.

De acordo com o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, o objetivo do evento é integrar as diversas modalidades culturais em João Pessoa com as cidades que são selo Cidades Criativas, da Unesco. A secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), Vaulene Rodrigues, observou que, apesar de João Pessoa integrar a rede da Unesco no segmento artesanato e arte popular, a cidade trabalha, de forma transversal, todas as áreas da economia criativa. Ela lembrou que João Pessoa lançou, recentemente, o programa ‘Eu Posso Criar’ e vem desenvolvendo ações de fomento e apoio a toda rede criativa da cidade.

Programação

Logo na estreia do Festival, dia 15, às 19h, na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, tem um dos destaques da música. A Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) e a Companhia Municipal de Dança apresentam o espetáculo ‘Poesia do Som – Uma Homenagem a Sivuca’.

No dia 16, acontece um show que comemora os 50 anos do Quinteto Violado na Casa da Pólvora, às 17h. E, no dia 19, a partir das 15h, tem shows no local, entre eles, do Mestre Fuba. A programação musical segue diariamente.

O teatro entra em cena na quarta (16), a partir das 16h, com apresentação de Dendê Ma’at e Cia Tanz, na Casa da Pólvora. No Colégio Marista Pio X, o espetáculo ‘De João para João’, com direção de Tarcísio Pereira, será encenado na quinta (17) e sexta (18), às 19h30.

A programação de dança começa também na quarta (16), com apresentação da Cia de Dança de Campina Grande e o Ballet Popular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) no Largo do Busto de Tamandaré, a partir das 16h. Outros espetáculos de dança acontecem até a sexta (18).

Na cultura popular, os artistas se apresentam a partir do dia 16, em diversos locais. Terão participações do Urso Preto e as Paquitas, Cavalo Marinho Semente do Mestre João do Boi e Maracatu Pé de Elefante. E a programação não para por aí, seguindo com a noite do repente, a Ciranda dos Tupinambás e a Escola de Samba Malandros do Morro. No sábado (19), tem programação infantil no Parque Solon de Lucena, às 16h.

Tem também intervenção urbana com grafite na caixa d’água do Ortotrauma de Mangabeira, feito por Rodrigo Rizo, de Florianópolis, e no Trevo das Mangabeiras, assinada por Patrícia, Dedoverde, Thaynha, Américo, Mulinga e Baby.

Quem gosta de cinema pode conferir a palestra programada para o dia 18 com a produtora cinematográfica Diana Bustamante, das 10h às 14h.

A literatura tem espaço no Pavilhão do Chá, na sexta (18) e sábado (19), a partir das 9h, dentro do projeto Rota das Letras, envolvendo feira de livros e artesanato, oficina de cordel e contação de histórias. Haverá também debate literário e lançamento de obras.

Nas artes visuais, cinco exposições acontecem todos os dias, a partir da quarta (16), nos equipamentos da Funjope, entre eles, a Galeria Casarão 34 e o Museu do Artesanato. As oficinas abordam artesanato, botânica, artes, design e quadrinhos. As inscrições acontecem por formulário eletrônico.

Serão realizados três seminários no auditório do Sebrae, dias 16, 17 e 18, das 15h às 17h, e a Fundação realiza ainda intervenções urbanas e a Feira Criativa de Verão, no Largo de Tambaú.

Da Redação

Com Portal Correio

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.