Últimas Notícias

Grupo de 47 refugiados ucranianos recebe visto humanitário do Brasil


 O Itamaraty não confirmou a nacionalidade de todas as pessoas do grupo, mas elas saíram da Ucrânia com destino à Polônia.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) — O Ministério das Relações Exteriores do Brasil confirmou neste sábado (26) que um grupo de 47 refugiados ucranianos recebeu o visto humanitário concedido pelo governo federal para quem foge da guerra no Leste Europeu e chegou ao país.

O desembarque se deu na manhã deste sábado. O Itamaraty não confirmou a nacionalidade de todas as pessoas do grupo, mas elas saíram da Ucrânia com destino à Polônia — como faz a maioria dos refugiados no conflito —, onde receberam apoio da força-tarefa montada pela embaixada do Brasil em Varsóvia.

De acordo com o comunicado da diplomacia, documentos de viagem e notas dirigidas às autoridades migratórias, sanitárias e aeroportuárias polonesas foram emitidos em 24 horas. O Itamaraty não confirmou para onde os refugiados foram encaminhados.

No último dia 18, outro grupo, de 29 refugiados ucranianos, já havia chegado ao Brasil. Eles foram resgatados por uma rede internacional de missionários cristãos, e igrejas brasileiras se dispuseram a mantê-los por ao menos um ano.

No dia 3 de março, o governo brasileiro publicou uma portaria interministerial que concede o visto de acolhida humanitária a ucranianos e apátridas (pessoas sem nacionalidade reconhecida) afetados ou deslocados pela situação de conflito armado.

O Brasil possui essa modalidade de visto para sírios e haitianos e, mais recentemente, concedeu-o também aos afegãos que fogem do Talibã. Mais de 3 milhões de ucranianos deixaram o país desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro, no êxodo mais veloz vivido pela Europa desde a Segunda Guerra.

Da Redação

Com FOLHAPRESS

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.